Levi’s lança coleção comemorativa dos 150 anos dos jeans 501

Para celebrar o 150º aniversário dos 501, a Levi's Vintage Clothing vai lançar edições limitadas deste modelo, numeradas à mão e alusivas a algumas das datas mais marcantes da sua história. Lançada a 14 de fevereiro, a primeira edição remeteu-nos para 1937. Esperada para 23 de fevereiro a segunda edição replicará os 501 de 1922.…
ebenhack/AP
Para celebrar o 150º aniversário dos jeans 501, a Levi's Vintage Clothing está a lançar edições limitadas deste modelo, numeradas à mão e alusivas a algumas das datas mais marcantes da sua história.
Forbes Life

Para celebrar o 150º aniversário dos 501, a Levi’s Vintage Clothing vai lançar edições limitadas deste modelo, numeradas à mão e alusivas a algumas das datas mais marcantes da sua história. Lançada a 14 de fevereiro, a primeira edição remeteu-nos para 1937. Esperada para 23 de fevereiro a segunda edição replicará os 501 de 1922. Até 20 de maio, serão ainda lançadas as edições de 1901, de 1890 e de 1873, o ano de “nascimento” dos 501.

Na comemoração do aniversário dos 150 anos dos 501, a coleção primavera/verão 2023 Levi’s Vintage Clothing presta homenagem à inovação e à colaboração que está na origem do nascimento dos lendários Levi’s 501.

Para a criação desta nova coleção, a equipa de design da Levi’s Vintage Clothing explorou os arquivos da Levi Strauss & Co. em São Francisco e estudou fotografias antigas e da época, para criar uma linha de peças que reproduzissem na perfeição o workwear do final do século XIX e início do século XX.

Patente que mudou como o mundo se passou a vestir

Quando a 20 de maio de 1873, Levi Strauss e Jacob Davis registaram a sua patente para a “colocação de rebites de cobre, para maior resistência nos bolsos e pontos com maior tensão e desgaste” em calças de ganga, mal sabiam que a sua inovação mudaria literalmente o modo como o mundo se vestia. O tipo de peças que mineiros, rancheiros e operários usariam há 150 anos, quando a Levi Strauss e Jacob Davis registaram a sua patente.

“Os 501 foram adotados por quase todas as subculturas ao longo dos anos. Quer sejam os Mods, usando-os pequenos e curtos; os punks, descolorando-os e afunilando-os; ou os hippies, adicionando painéis nas bainhas para torná-los flare. Os 501 são e serão sempre os jeans que as pessoas podem tornar verdadeiramente seus. A melhor tela em branco”, afirma Paul O’Neill, diretor de design Levi’s Collections na Levi Strauss & Co.

A nova coleção inspirada no passado

Dentro da coleção comemorativa dos 150 anos há também uma linha especial de edições limitadas dos 501 jeans, criada a partir de modelos encontrados nos arquivos, em contagem regressiva numerada à mão, que remontam a 1873.

Entre as reproduções de vintage workwear desta coleção, destacam-se os 1870s Waist Overalls e uns overalls em lona de pato criados a partir de um dos primeiros pares produzidos após registo da patente. Têm um corte relaxado e botões e rebites sem branding. Não têm pala, nem a típica costura arquate no único bolso de trás. Tem um waist cinch e a tradicional etiqueta Levi’s® na parte de trás da cintura, feita em couro. Ponto-a-ponto, são uma réplica fidedigna dos overalls da Levi’s que marcaram a década de 1870.

Destaca-se igualmente o 1870s Closed Front Jumper, uma camisa em lona de pato, com rebites e costuras arqueadas nos bolsos frontais e um patch Levi’s em couro no interior.

Na década de 1880, surgem os Levi’s 1880s Chino – uma reprodução de umas calças estilo chino da época, feitos em sarja de algodão esbranquiçado, com botões para suspensórios, fivela ajustável e um single welt pocket na parte de trás. Também em sarja de algodão, o Levi’s Sack Coat era perfeito para conjugar com os Chinos.

Para completar a coleção, há ainda a Sunset Chambray Shirt da década de 1920. Uma camisa estilo popover, num tecido índigo-dyed natural do Japão e com uma etiqueta Sunset. E os Nevada Waist Overall da década de 1870, semelhantes aos 501-Style Overall, mas com um bolso extra na parte lateral da perna.

1922 501®

Após a Primeira Guerra Mundial, tornou-se cada vez mais comum os homens usarem cintos nas calças. Seguindo esta necessidade, a Levi’s adicionou, pela primeira vez, em 1922, presilhas aos 501. Embora os botões dos suspensórios fossem mantidos até 1937 e o ajustador de cintura na parte de trás até 1942, a versão de 1922 dos 501 oferecia o melhor de todos os mundos.

Para assinalar a efeméride, a marca fará uma reprodução dos 501 de 1922 em denim White Oak Selvedge Cone Mills de 10oz. e, além das presilhas, botões de suspensórios e back cinch, considera outros elementos característicos como os rebites nos bolsos e as costuras arqueadas nos bolsos de trás.

1901 501®

Em 1901, os 501 tornaram-se nos 5-pocket jeans que conhecemos hoje. Muitos assumem e acham que o quinto e último bolso a ser acrescentado aos jeans, foi o “bolso das moedas” (que originalmente foi criado para guardar relógios de bolso). Mas a verdade é que esse último bolso a ser adicionado foi o segundo bolso traseiro. Para celebrar outra efeméride da história dos 501: a utilização de denim de 9oz., a reedição dos 501 de 1901 prevista para 20 de março, não foi feita no tradicional denim de 10oz., mas sim numa versão mais leve e ligeira de ganga White Oak Selvedge Cone Mills. Conta com dois bolsos traseiros com rebites visíveis, um ajustador de cintura na parte de trás, botões de suspensórios, um patch “Two Horses” em couro, apenas um rebite no cós e pesponto nos bolsos de trás de apenas uma linha.

1890 501®

Este foi um ano crucial para os 501. Foi a primeira vez que a Levi Strauss & Co. começou a usar o número de lote 501 nos denim waist overalls. Foi também o ano em que expirou a patente de peças com rebites de cobre. O que fez com que, para se diferenciar dos seus novos concorrentes, a Levi’s começasse a imprimir no tecido interior dos bolsos da frente, detalhes e informações sobre a qualidade dos jeans.

Na reedição deste ano em denim 150plain White Oak Selvedge Cone Mills de 9oz., a Levi’s Vintage Clothing recriou todos os detalhes originais, incluindo: um bolso traseiro com rebites visíveis e pesponto arqueado de uma linha, um ajustador de cintura na parte de trás, botões de suspensórios, um único rebite no cós, tecido interior dos bolsos da frente estampado e em 100% algodão e uma réplica fidedigna da primeira backpatch Two Horses em couro da marca.

1873 XX Waist Overalls

1873 é o ano que marca o nascimento dos primeiros jeans da história e que viriam a ser conhecidos como 501. Também o ano em que Levi Strauss e Jacob Davis receberam a patente nº. 139.121 dos seus waist overalls (macacões de cintura). Não há exemplos dos Levi Strauss & Co. Waist Overalls no arquivo da marca em São Francisco,mas foi feita uma pesquisa meticulosa pela equipa de design da Levi’s Vintage Clothing, para reunir o que se acredita ser uma recriação autêntica do modelo 1873 XX.

Feitos a partir de denim Plain Selvedge Loomstate natural indigo-dyed de 9oz., a reedição de 2023, tal como os originais, tem: um corte de cintura subida e pernas largas, um bolso traseiro sem costura arqueada, um ajustador de cintura atrás sem rebites e um bolso de relógio no cós. Além destes, destacam-se outros detalhes autênticos da época. Entre eles, um painel de reforço na parte traseira do gancho, rebites sem branding, botões com furos costurados, bolsos totalmente feitos em ganga e selvedge denim à vista na cintura. Esta reedição será a última a ser lançada e uma incrível réplica do par de jeans que começou tudo.

Mais Artigos