Foi em Mirandela, Trás-os-Montes, que António Boal e Francisco Costa, o “Costinha” do futebol, apresentaram o novo Segredo 6, produzido a partir das uvas colhidas em 2021, na Vinha do Professor (assim chamada por pertencer durante décadas a um professor), uma vinha velha com 68 anos, 4,5 hectares e sem armação.

Ao mercado chegam 475 garrafas desta colheita, 400 das quais Magnum, 50 de 5 litros e 25 de 15 litros, pelos valores de 600, 1.800 e 8.000 euros, respetivamente.
Da produção, 20% foi adquirida por membros do restrito clube de apreciadores dos vinhos da 2 CC, o Clube Gold, ainda antes do lançamento oficial.
Ao todo, 228 sócios, de um total de 300, do Clube Gold 2 CC, já adquiriram 20% da produção total, com especial foco nas garrafas de 15 litros de Segredo 6, que se destacam pela sua imponência. Além disso, como diz António Boal, têm, ainda, um elevado potencial de envelhecimento, “uma vez que quanto maior é a quantidade, melhor o envelhecimento e melhor a qualidade do vinho”.

A pensar nos colecionadores, a marca lançou, ainda, uma edição especial, de 30 estojos, que lhes dá a oportunidade de usufruir de uma prova vertical das três colheitas disponíveis do Segredo 6 (2019/2020/2021), com valores acima de dois mil euros.
Enólogo Paulo Nunes garante que esta “é a melhor colheita de sempre” desta vinha.
O mercado nacional tem revelado particular interesse neste vinho, de segmento premium, a par do mercado brasileiro, que conquista, já, uma percentagem bastante significativa de vendas, revelam os dois sócios, António Boal e Francisco Costa. De acordo com os fundadores da 2 CC Produção de Vinhos, a expectativa é que os dois mercados continuem em crescimento e que se entre, com esta nova colheita, em Angola.

O vinho, com assinatura do enólogo Paulo Nunes, é produzido a partir das castas autóctones da região, nomeadamente Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Amarela, Alicante Bouschet, Bastardo e Tinta Roriz, entre outras, tendo “estagiado durante um longo período de meses em barricas de carvalho francês, selecionadas pela equipa de enologia da 2 CC em conjunto com a tanoaria para este perfil de vinho”. De cor “rubi intensa, aroma complexo com notas de fruta vermelha e balsâmico mentolado”, este Segredo 6 revela-se na boca com um “equilíbrio harmonioso em todo o seu conjunto”, mostrando “um vinho de estrutura e carácter com grande persistência”, salienta Paulo Nunes, adiantando que esta colheita é, seguramente, “a melhor” de todas.
O Segredo 6, Cuvée Vinhas Velhas 2020 ficou, em 2024, no top 3 dos melhores tintos nacionais, do Top 10 Vinhos Portugueses da Essência do Vinho, de acordo com a avaliação de 46 jurados oriundos de mais de uma dezena de países, depois de uma prova cega com 50 referências, na Essência do Vinho 2024.
A nova colheita do Segredo 6 está já disponível para os membros do Clube Gold 2 CC e chegará em breve ao mercado em quantidades muito limitadas.
Leia também: