Ritz Four Seasons Hotel Lisboa assinala os 4 anos do Cura com Jantares a 4 Mãos e 8 Estrelas Michelin

Uma experiência inesquecível tanto para os Chefs, que se juntarão dois a dois, como para os comensais que puderem usufruir desta oportunidade A Alta Cozinha oferece mais do que refeições. Na verdade, para saborear os alimentos confecionados a este nível, é preciso tempo e abertura de espírito. Convém apreciar cada sabor e compreender o sentido…
ebenhack/AP
O Cura, restaurante de alta cozinha do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, assinala o seu 4.º aniversário com cinco jantares confecionados por Chefs que têm pelo menos uma Estrela Michelin.
Forbes LAB

Uma experiência inesquecível tanto para os Chefs, que se juntarão dois a dois, como para os comensais que puderem usufruir desta oportunidade

A Alta Cozinha oferece mais do que refeições. Na verdade, para saborear os alimentos confecionados a este nível, é preciso tempo e abertura de espírito. Convém apreciar cada sabor e compreender o sentido de cada combinação. Trata-se de um mundo que poucos conhecem, onde reinam Chefs que se admiram e conhecem o jeito de trabalhar de cada um. São profissionais que ousam tratar os ingredientes de uma maneira tão especial, que os pratos que criam levam a sua assinatura. Em outubro, o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa Seasons vai juntar em Lisboa Chefs portugueses e internacionais para um mês de Jantares a 4 Mãos. A premiar o seu talento, possuem no curriculum pelo menos uma das tão ambicionadas estrelas Michelin. Mas o que é realmente relevante, é o facto de oferecerem experiências gastronómicas únicas, sobretudo quando surge uma data digna de comemoração como os 4 anos do restaurante Cura.

Quatro anos e oito estrelas Michelin

A gastronomia num hotel de cinco estrelas como os do grupo Four Seasons dificilmente deixaria a Alta Cozinha de fora. No Ritz Four Seasons Hotel Lisboa é justamente o Cura, liderado pelo tanletoso Chef Pedro Pena Bastos, que permite saborear este tipo de prato.

Para celebrar os quatro anos do Cura vão acontecer os Jantares a 4 Mãos, em que Pedro Pena Bastos se junta, em cada evento, a um dos Chefs convidados. O formato já tem acontecido no Cura mas, este ano, o toque especial é incluir Chefs que não estão em Portugal.

“Sempre fiz e vou continuar a fazer estes Jantares a 4 Mãos. Acho que é muito positivo para as equipas e para nós Chefs podermos estar uns com os outros, partilhar ideias, conceitos, etc.”, diz-nos Pedro Pena Bastos. Reconhece que o patamar em que trabalha é exclusivo, mas gosta de esclarecer que “não trabalhamos desta maneira para ser elitistas. Tem a ver com o enquadramento em que estamos: a localização, o tipo de produto, a capacidade de encaixar estes dois conceitos e, claro, o enquadramento estético, porque os olhos também comem. É toda a parte da apresentação, da mesa, da orquestração entre os pratos, os copos, os talheres, a música, as fardas do staff e, obviamente, a comida”.

A tornar tudo ainda mais especial, a comemoração dos 4 anos do Cura vai contar com, nada mais nada menos, do que 8 Estrelas Michelin. Tudo começa dias 1 e 2, quando Pedro Pena Bastos se juntará a Christian Lesqer, que tem 3 Estrelas Michelin no restaurante Le Cinq no Four Seasons Hotel George V Paris. Dia 9 será a vez de apresentar as suas criações com Vasco Coelho Santos, dono de 1 Estrela Michelin no Euskalduna, no Porto; dia 22 as quatro mãos serão de Pedro e de Benoît Sinthon, francês a viver na Madeira, com 2 Estrelas no Hotel The Cliff Bay e, a fechar, dia 30 de outubro Pedro Pena Bastos fará dupla com Dani Garcia, espanhol, com duas estrelas e funções em vários restaurantes de Madrid entre os quais a Dani Brasserie no Four Seasons daquela cidade.

Dez momentos e um privilégio especial

Nos Jantares a 4 Mãos deste ano, cada Chef apresentará um snack, um prato frio, um prato quente e uma sobremesa. Junta-se o momento do pão e, no final, o do café ou efusão, acompanhados por doces. Ao todo, são 10 momentos para saborear.

A abrir cada um destes jantares, terá lugar o especialíssimo Meet&Greet. Com início às 19h00, será a ocasião em que clientes e Chefs se poderão conhecer, num convívio que se quer sereno e alegre. Pelas 19h45, todos irão para a mesa, tal como numa família.

Alejandro Lopez, diretor de Food & Beverage do Ritz Four Seasons Hotel Lisboal Lisboa , também tem parte nesta iniciativa, já que a coordenação de todos os restaurantes e refeições do hotel, bem como dos caterings exteriores, faz parte das suas responsabilidades. “A ideia este ano foi juntar comida nacional e internacional, com estes Chefs muito prestigiados. Penso que foi uma grande ideia juntar tantas estrelas Michelin sob o mesmo teto, fechando o evento com Dani Garcia que recebeu a sua primeira estrela na Gala Michelin que se realizou em Lisboa”. Alejandro conta que este aniversário do Cura — um restaurante que já é uma referência dentro e fora de Portugal — se mantenha ao nível de State of the Art, como tudo o que tem sido feito aqui até agora.

“Espero que se divirtam”

Pedro Pena Bastos confessa-se ansioso pela realização dos Jantares a 4 Mãos. “Tanto eu como a equipa, queremos muito fazer”, conta-nos. E também nos fala da sua expetativa em relação a estas comemorações: “Espero que se divirtam à mesa, que experimentem pratos que de outra forma não conseguiriam porque estes Chefs que não estão em todo o lado”. Para Pedro, saborear um jantar como este “é uma forma de experimentrem o Chef, os pratos do Chef, em suma, a cozinha de um Chef que não está cá, o que, para os nossos clientes habituais também é positivo pois mantermos sempre uma casa onde podem vir experimentar coisas novas”.

As reservas para os Jantares a 4 mãos podem ser feitas pelo telefone +351 21 381 14 01 ou por email para: cura.lis@fourseasons.com

“O nosso conselho é que não demore muito, pois o Cura é um restaurante de 30 lugares e já temos muitas reservas”, avisa Pedro Pena Bastos.

Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa.

Mais Artigos