Existe um miradouro, no litoral de Sintra, a partir do qual se vê uma das paisagens mais famosas do nosso país, belíssima, com pequenas casinhas brancas empoleiradas na arriba, ruas muito estreitas, e uma vista desafogada para o oceano Atlântico. No fundo desse pequeno promontório, que envolve a pitoresca aldeia das Azenhas do Mar, ficamos com a sensação de olhar para um sítio que é bonito demais para ser concebido: é aí, entre a montanha e as piscinas naturais da povoação, que encontramos o Azenhas Bar.
Este espaço único foi aberto numa altura crítica: em plena pandemia. O contexto difícil não demoveu a ambição de Pedro Cunha, Tiago Thorbjornsen e João Penaguião, os três surfistas locais que se deixaram pelo sonho de construir o Azenhas Bar.
Qual é a história da localização de sonho onde se encontra o Azenhas Bar?
O Azenhas Bar encontra-se numa localização de sonho, distinta por uma união peculiar entre a costa, a aldeia e o mar. A aldeia funde-se com a natureza, o oceano e o rio desaguam numa piscina oceânica, que é naturalmente limpa pelas marés (daí a água cristalina).
A combinação destes elementos naturais – a costa, a aldeia, o mar e a piscina natural – fazem com que este local seja um autêntico paraíso!
Além disso, o Azenhas Bar é conhecido pelo incrível pôr do sol que, com a piscina natural, cria uma atmosfera quase mágica e, sem dúvida, inesquecível.

Como e quando nasceu este projeto?
O projeto nasceu de uma maneira muito especial e orgânica. As Azenhas do Mar sempre estiveram muito presentes nas nossas vidas, sendo nós locais da região.
Um dia, enquanto surfávamos nas Azenhas, uma troca de ideias sobre o bar deu origem à nossa parceria. Era época de Covid e a restauração estava a passar por uma fase crítica. O risco de começar um negócio era alto, mas a ambição era maior. E, por isso, acabou por tudo se alinhar e o projeto avançou.
Apesar de hoje estarmos onde ambicionávamos, o primeiro ano foi difícil. Para além de termos começado um projeto a meio de uma pandemia, erámos três jovens com muito pouca (ou nenhuma) experiência na área e com pouca liquidez. A falta de capacidade financeira obrigou-nos a construir o bar com aquilo que tínhamos, utilizando os recursos naturais da nossa maravilhosa Serra de Sintra. A verdade é que com muito trabalho e dedicação, tudo se consegue. Utilizámos os materiais que a serra e o mar nos proporcionaram e os resultados, felizmente, falam por si.
Quem concebeu o projeto e quem o gere?
O projeto das Azenhas do Mar foi concebido e é gerido por Pedro Cunha, Tiago Thorbjornsen e João Penaguião, três jovens surfistas e locais da região.
Qual é o conceito do Azenhas Bar?
O conceito do nosso projeto foca-se em proporcionar uma experiência única e inesquecível, conciliando a beleza natural das Azenhas do Mar com um ambiente acolhedor e sofisticado do bar. Todos os nossos produtos são frescos e locais para que a qualidade seja compatível à expectativa.

A estrutura e a decoração do espaço estão alinhadas com o nosso estilo de vida e com o compromisso que temos com a sustentabilidade. Todos os anos, procuramos evoluir e ser mais criativos, utilizando sempre recursos naturais e sustentáveis. E, claro, como não pode faltar uma forte ligação do bar com o mar, o surf e o mergulho que fazem parte do nosso dia a dia.
Petiscos e bebida preferida, da carta deste ano?
Este ano, sem dúvida que o preferido é nosso famoso hambúrguer Azenhas do Mar (que é de comer e chorar por mais!). E, para acompanhar, o cocktail Daiquiri de morango.
O que se pode esperar do Azenhas Bar esta temporada?
Para esta temporada, podem esperar que o bar continue com o mesmo bom ambiente e animação, um menu ainda mais diversificado e saboroso.
Além disso, trazemos muitas novidades, desde muitos eventos e festas com DJs e artistas conhecidos ao merchandising novo da marca (com a venda de t-shirts, camisolas, chapéus, entre outros adereços).
E do futuro? O que ambicionam para este projeto?
Ao longo destes quatro anos, a evolução é notável. Temos vindo a aprender muito com este negócio e, cada ano que passa, conseguimos elevar a qualidade do bar.
No futuro, ambicionamos continuar nesse bom caminho, superar as expectativas dos nossos clientes, e proporcionar momentos únicos neste lugar maravilhoso.

Durante os anos todos de funcionamento, existe alguma história que gostasse de
destacar?
No primeiro ano do projeto, quando ainda éramos só três sócios e o nosso barman Bernardo a trabalhar, fazíamos sunsets e eventos para 300 pessoas. Foram momentos desafiantes… tínhamos de gerir a cozinha, as mesas, o bar, as limpezas, entre muitos outros aspetos. Chegávamos ao fim da noite e mal conseguíamos subir as escadas de tão cansados que estávamos, mas, no dia seguinte, cá estávamos de manhã bem cedo, com a mesma motivação e vontade de trabalhar!
Felizmente, atualmente, contamos com uma equipa incrível de 20 pessoas que, diariamente, se esforça para que o nosso bar continue a crescer e com a mês qualidade de sempre!