O Presidente Joe Biden referiu-se à vice-presidente Kamala Harris como “vice-presidente Trump” em resposta à primeira pergunta, numa conferência de imprensa que foi acompanhada de perto, na quinta-feira, na qual sublinhou os seus planos para continuar a sua campanha para a reeleição. A troca no nome ocorreu pouco mais de uma hora depois de se ter referido ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como “presidente Putin”.
Biden apresentou Zelensky como “presidente Putin”, referindo-se ao presidente russo Vladimir Putin, que está a travar uma guerra contra a Ucrânia que começou em 2022.
Biden rapidamente se corrigiu, enquanto Zelensky respondeu ao erro de Biden em tom de brincadeira, dizendo: “Eu sou melhor [do que Putin]”.
“Você é muito melhor”, disse Biden a Zelensky depois de se corrigir, culpando o seu erro por estar “tão focado em derrotar Putin”.
Mais tarde, Biden foi questionado sobre as suas preocupações em relação às hipóteses de Harris derrotar o antigo presidente Donald Trump se a vice-presidente o substituísse na candidatura democrata, ao que Biden disse: “Não teria escolhido a vice-presidente Trump para ser vice-presidente [se achasse] que ela não estava qualificada para ser presidente”.
Biden não se corrigiu e optou por defender a sua candidatura à presidência, dizendo que é a pessoa mais qualificada para concorrer ao cargo.
(Com Forbes Internacional/Antonio Pequeño IV)