Enóphilo Wine Fest realiza-se pela primeira vez no Algarve com vinhos de 35 produtores

A possibilidade de provar vinhos de 35 produtores nacionais, dos quais 10 do Algarve, é o objetivo do Enóphilo Wine Fest, que se realiza pela primeira vez na região algarvia, a 2 de março, das 15h às 20h. O evento, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), realiza-se em Vilamoura (Loulé),…
ebenhack/AP
No início de março, vai ser possível provar vinhos de 35 produtores nacionais no Enóphilo Wine Fest que acontece, pela primeira vez, no Algarve. Conheça as novidades do certame.
Forbes Life

A possibilidade de provar vinhos de 35 produtores nacionais, dos quais 10 do Algarve, é o objetivo do Enóphilo Wine Fest, que se realiza pela primeira vez na região algarvia, a 2 de março, das 15h às 20h.

O evento, que conta com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), realiza-se em Vilamoura (Loulé), é dirigido “a pessoas que gostam de vinho, quer sejam consumidores ou profissionais”, possibilitando-lhes a prova de 250 vinhos, destacou à agência Lusa Luís Gradíssimo, da organização.

O evento conta com 20 edições já realizadas, em cidades como Lisboa, Porto ou Braga, e sempre procurou ter “produtores de todas as regiões do país” para permitir que “Portugal esteja representado ao máximo” quanto às diversas zonas vitivinícolas nacionais, assinalou.

Imagem da 2ª edição do Enophilo Wine Fest Braga 2023, feira de vinhos com trinta produtores no Hotel Vila Gale de Braga. ©Enric Vives-Rubio

Este evento será a 21ª edição, proporcionando uma experiência exclusiva de degustação, com centenas de vinhos, desde clássicos consagrados até às mais recentes novidades, refletindo a diversidade e a qualidade da produção vinícola em Portugal, designadamente “vinhos de nicho, de produtores de nicho”, realça Luís Gradíssimo.

Os produtores são “sobretudo de pequena e média dimensão”, estão “mais fora do circuito comercial” e apresentam no evento vinhos que primam pela qualidade e podem ser degustados mediante o pagamento de uma entrada de 15 euros, em compra antecipada, e de 20 euros, adquirida no próprio dia, esclareceu.

O Algarve, muitas vezes subestimado no cenário vinícola nacional, terá uma posição de destaque nesta edição, onde 10 produtores locais anseiam por potenciar o mercado de vinho algarvio.

“Temos aqui uma participação especial, com uma colaboração feita com a CVA, em que vamos ter 10 produtores da região a expor num evento onde vão estar seguramente mais de 250 vinhos em prova”, salientou Luís Gradíssimo.

Aquele responsável considerou que o Algarve está agora num momento “ideal” para acolher um evento como este, porque a região tem cada vez mais e melhores produtores, constituindo “um mercado bastante aliciante”, que tem “não só consumidores nacionais, como muitos internacionais”.

Apesar do caracter uniforme que marca a região algarvia, as particularidades existentes no litoral, no barrocal e na serra algarvia, originam a divisão em 4 Regiões com Denominação de Origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira.

Ao “crescimento da notoriedade da própria região enquanto produtora” de vinho, junta-se também “uma maior maturidade” no consumo, com uma hotelaria e uma restauração que estão “a apostar cada vez mais em vinhos de qualidade”, justificou.

“E, portanto, faz todo o sentido levar neste momento para o Algarve um evento que reúne produtores diferenciados e de qualidade para mostrar os seus vinhos, o seu portfólio, a sua oferta, não só para o consumidor, mas também para profissionais da hotelaria e da restauração que estão na região e que também procuram produtos diferenciados”, argumentou.

“Vir para o Algarve foi muito pensado e entendemos que era o momento certo”, refere Luís Gradíssimo.

“O sul do país tem um potencial tremendo para muitos dos vinhos de nicho portugueses, pequenas produções de vinhos únicos, com valores acima da média, que se posicionam num mercado que está recetivo a novas experiências e valoriza a qualidade, a novidade e a disrupção que muitos dos nossos produtores têm vindo a apresentar”, reforça Luís Gradíssimo.

A presidente da CVA, Sara Silva, também falou com a Lusa sobre a primeira edição do evento no Algarve e destacou a importância de os produtores locais participarem numa iniciativa que já está bem sedimentada no panorama nacional e vai dar a conhecer vinhos e produtores da região a um público “mais generalista”, mas “também profissional”.

O evento acontecerá no Fórum D. Pedro – Centro de Congressos do hotel D. Pedro Vilamoura. Os participantes terão oportunidade de interagir diretamente com os produtores, conhecer as histórias por trás dos vinhos e descobrir os segredos de cada rótulo.

O Algarve vai ter uma participação “bastante significativa”, com 10 “pequenos e médios produtores”, que promovem a “qualidade dos seus produtos” e fazem vinhos de “excelente qualidade”, levando ao evento “uma mostra significativa do que são os vinhos da região”, referiu Sara Silva.

A presidente da CVA disse que o setor está a crescer, conta com 56 produtores, dos quais 40% são estrangeiros, que fazem vinhos certificados e alcançaram, em 2023, um volume total de cerca de 1,6 milhões de litros.

“É um número bastante interessante e que ilustra o dinamismo, a evolução, desta região”, considerou, sublinhando que a produção é entre 70 a 80% escoada no mercado nacional, através do comércio, hotelaria e restauração, onde se tem feito um “caminho evolutivo” para estarem disponíveis cada vez mais vinhos regionais.

A Região Vitivinícola do Algarve tem hoje cerca de 1427 hectares de Vinha, sendo a segunda região vitivinícola, com menor área de vinha em produção, de Portugal (Carcavelos é a mais pequena).

“Para a nossa região que é constituída por produtores com pequenas produções, eventos como o Enóphilo permite dar a conhecer os vinhos a um público geral, mas interessado no produto, que valoriza a qualidade e o contacto de proximidade com o produtor”, adianta Sara Silva.

Questionada sobre o impacto da seca e as restrições ao consumo de água impostas à agricultura algarvia, Sara Silva garantiu que a CVA prossegue o esforço para aumentar a eficiência na rega e no uso da água, apesar de a vinha não ser uma cultura de regadio e precisar de menos aportes do que aquelas.

O bilhete do Enóphilo Wine Fest tem um custo de 20€, 15€ em pré-venda, e já está disponível nos locais habituais e na Ticketline.

Lista de produtores (com indicação de novidades)

Val Moreira

Quinta dos Abibes

Joaquim Arnaud

Quinta de Paços

Duplo PR

Rosa da Mata / Qta da Ramalhosa

Quinta da Rabiana

Pedra Só (NOVIDADE)

Casal das Aires / Somnium

Vale dos Ares / 100 Igual

Titan of Douro

Quinta do Escudial

1000 Curvas

Quinta do Paral

Mont’alegre (NOVIDADE)

Quinta do Tamariz

Vinilourenço

Cizeron Wines

Constantino Ramos

Chapeleiro

Villa Oeiras

Justino’s

Quinta da Alorna

Herdade do Arrepiado Velho

XXVI Talhas

Participação especial de Vinhos do Algarve:

Adega do Cantor

Arvad Wine

Cabrita Wines

Marcha Légua

Monte da Ria

Quinta da Penina

Quinta do Canhoto

Quinta do Rogel

Quinta dos Sentidos

Quinta dos Vales

(com Lusa)

Mais Artigos