Os mais de 860 milhões das três irmãs Queiroz Pereira

Filipa, Mafalda e Lua Queiroz Pereira são as três filhas do empresário Pedro Queiroz Pereira, falecido em 2017, que herdaram o património industrial que o pai construiu a pulso. Apesar de ter origem numa família abastada – o seu pai, Manuel Queiroz Pereira construiu o hotel Ritz em Lisboa -, o empresário conseguiu erguer um…
ebenhack/AP
Herdeiras das participações na Semapa, as três irmãs são donas de um império que vai dos cimentos ao papel, através de empresas como a The Navigator Company e a Secil. Detêm ainda o Ritz em Lisboa.
Listas Negócios

Filipa, Mafalda e Lua Queiroz Pereira são as três filhas do empresário Pedro Queiroz Pereira, falecido em 2017, que herdaram o património industrial que o pai construiu a pulso. Apesar de ter origem numa família abastada – o seu pai, Manuel Queiroz Pereira construiu o hotel Ritz em Lisboa -, o empresário conseguiu erguer um património de largos milhões, sobretudo depois de comprar, na privatização, o grupo Portucel Soporcel, hoje Navigator Company.

Com uma fortuna avaliada em mais de 864 milhões de euros, as três irmãs Queiroz Pereira, filha do falecido empresário Pedro Queiroz Pereira, estão na 15ª posição do ranking dos mais ricos da Forbes Portugal.

As três herdeiras detêm as suas participações na Semapa, empresa constituída em 1991 e controlada pela família, para concorrer à privatização da Secil e da Cimentos Maceira e Pataias (CMP), o que veio a conseguir em 1994. Em 1995, a Semapa abre o capital em bolsa e em 2004 ganha a privatização da Portucel Soporcel, constituindo deste modo um dos maiores grupos industriais do país. O Grupo Semapa está avaliado em bolsa por mais de mil milhões de euros – cotava, no dia 2 de outubro, data da análise, a 13,60 euros. As três irmãs estão no conselho de administração do grupo Semapa, como administradoras não executivas e são ainda administradoras da Sodim, uma das holdings que controla a Semapa.

Filipa Queiroz Pereira é a mais velha das três irmãs, Mafalda Queiroz Pereira é a irmã do meio e Lua Queiroz Pereira a mais nova.

Conheça aqui o top ten da lista da FORBES dos 50 portugueses mais ricos.

Mais Artigos