A edição da feira internacional de matérias primas e acessórios de moda “Première Vision”, que abriu portas esta semana, em Paris, e decorre até 11 de fevereiro, em formato híbrido, terá a presença de 58 empresas portuguesas, a que acrescem dois stands institucionais.
Para esta edição esperam-se 1083 expositores de 42 nacionalidades. O “Première Vision” é um certame de referência internacional em termos de indústria têxtil, aqui sendo dadas a conhecer as mais recentes coleções e propostas de fiações, empresas de tecelagem, designers têxteis, produtores de acessórios, especialistas em couro e peles.
A participação portuguesa nesta edição 2022 será repartida pelo circuito “Fabrics” (com 38 empresas), pelo circuito “Manufacturing” (que abrange nove empresas), pelo circuito “Yarns” (inclui seis empresas), pelo circuito “Leather” (onde estão três empresas), pelo circuito “Accessories” (com uma empresa) e pelo circuito “Smart Creation” (com duas empresas).
No ano passado, as exportações da indústria têxtil e de vestuário representaram 4979 milhões de euros (dados de janeiro a novembro), o que traduz um acréscimo de 16% relativamente ao ano 2020 e 2,8% acima de 2019.
Para além dos stands das empresas, haverá ainda dois stands institucionais no circuito “fabrics”: stand From Portugal da Associação Seletiva Moda e o stand coletivo do projeto iTechStyle Greencircle, organizado pelo CITEVE e com a colaboração da Associação Seletiva Moda e que destacará os produtos na área da sustentabilidade.
O envolvimento das empresas portuguesas PME na Première Vsion é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.
A lista dos expositores portugueses pode ser consultada aqui e a lista das empresas e designers presentes no iTechStyle Greencircle está disponível neste link.
A participação portuguesa no certame será acompanhada pelo embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, e pela equipa da Delegação da AICEP em Paris.