A Apollo 8 foi a primeira missão humana à Lua, no dia 21 de Dezembro de 1968. Três astronautas da NASA, Frank Borman, Jim Lovell e Bill Anders, deram entrada na órbita lunar na véspera de Natal, dia 24 de Dezembro do mesmo ano. A missão passou em direto na televisão até os astronautas regressarem à Terra – seis dias depois de partirem do nosso planeta.
Agora, a NASA afirma que a tripulação da Artemis II está a pensar voltar ao nosso satélite no 55º aniversário da Apollo 8.
Segundo Wiseman, o primeiro comandante lunar da NASA desde há quase duas gerações, Artemis II pretende percorrer o mesmo percurso planeado pela Apollo 8, em 2024.
Desta vez, em vez de três astronautas, serão quatro os que vão viajar até à órbita lunar. É de notar que a última vez que lá estivemos, na missão Apollo 17, foi há 51 anos atrás.
Apesar das semelhanças com a missão da Apollo 8, Wiseman afirma que Artemis II vai marcar a nossa história: o piloto, Victor Glover, é o primeiro afro-americano a deixar a órbita terrestre baixa; a mission specialist, Christina Koch, é a primeira mulher a fazer esta viagem; e, Jeremy Hansen, canadiano e também mission specialist, é o primeiro “não-americano” a fazê-lo. Outro salto gigante para a humanidade.