O final do ano é sinónimo de muitas festas e celebrações em diferentes países, culturas e religiões. Com a crescente globalização das organizações, as fronteiras físicas e culturais esbatem-se e as equipas são marcadas por uma diversidade e riqueza de backgrounds que merece ser atendida e celebrada em igual medida.
Ana Correia, Diretora de Recursos Humanos na Zühlke, revela que “as equipas são feitas de uma grande diversidade e é fundamental que, enquanto líderes numa organização, saibamos acolher e integrar cada uma das nossas pessoas. A época de festas não tem o mesmo significado para todos e devemos procurar valorizar esta individualidade para garantir que toda a equipa vive este período de forma tranquila e com respeito pela identidade de cada um”.
Para ajudar as organizações a prepararem uma época festiva que acolha a diversidade cultural e seja mais inclusiva, a Zühlke partilha cinco dicas essenciais para implementar.
1 |
Acolher a diferença
Para fomentar a partilha e abertura de todos os colaboradores é fundamental investir numa cultura de confiança e segurança. Toda a equipa deve ser desafiada a saber mais sobre cada colega e a organização deve conhecer com algum detalhe de que forma os seus colaboradores costumam olhar e celebrar as festividades, que datas são importantes para estes, que dificuldades sentem nesta época e de que modo a empresa pode fazer deste um momento onde todos se sentem confortáveis para expressar as suas identidades, crenças e religiões.
2 |
Permitir participação voluntária nas festas
Com equipas de diferentes origens, credos, tradições e regiões, é preciso recordar que nem todas celebram as mesmas datas ou pelo mesmo período. Assim, além de criar mais momentos para reconhecer e valorizar esta diversidade, a organização deve permitir que cada colaborador participe voluntariamente nas atividades planeadas que mais sentido façam para este.
3 |
Oferecer maior flexibilidade
Tendo em conta a diversidade de backgrounds dos colaboradores, a organização pode estender o período de festividades, oferecer dias de férias à escolha dos colaboradores ou até permitir redução de horário para atenderem a celebrações, permitindo que cada pessoa marque férias nos momentos mais significativos para si, sem confrangimentos, e promovendo um ambiente festivo mais positivo para todos.
4 |
Estender a diversidade a todos os detalhes
Para conseguir tornar o período de festas mais inclusivo, é preciso atender à decoração no espaço, expressões e frases, opções de comida e bebida, entre outros detalhes. Dar formação específica sobre linguagem, cultura e tradições diversas, tanto aos responsáveis pela organização das celebrações na equipa como a todos os colaboradores, é uma estratégia importante para dotar todos os envolvidos dos conhecimentos fundamentais para promover maior inclusão.
5 |
Envolver toda a equipa no planeamento
Todas as equipas e especialistas têm um papel relevante na partilha e valorização da multiculturalidade na organização. Criar um calendário com efemérides diversas, promover workshops interculturais ou organizar palestras informais sobre diferentes celebrações são alguns exemplos de atividades que envolvem a equipa, da liderança aos colegas mais junior, e reforçam a valorização, em igual medida, de cada profissional.
“Todos os gestos de valorização dos colaboradores são significativos para potenciar a felicidade organizacional e reconhecer o seu trabalho e contributo para a empresa. Por isso, permitir que a equipa guie a época de Festas de acordo com as suas singularidades é um passo importante não só para conhecer mais cada profissional, como para criar um espaço inclusivo onde a diversidade é celebrada de igual forma”, realça a Zühlke.