São cinco os nomes dos jovens portugueses que integram o Under 30 da Europa, lista criada em 2012 pela Forbes norte-americana e que elenca empreendedores, criadores e game-changers abaixo de 30 anos que mais se destacaram na sua área de negócios. Num ano pandémico, a equipa Forbes enaltece a resiliência e a inovação da juventude: “Pelo sexto ano, a lista da Forbes under 30 Europe está a provar que os jovens não estão a desperdiçar a sua juventude. Eles são o resultado de milhares de nomeações internacionais, meses de relatórios de investigação e o selo de aprovação do nosso painel de juízes”.
Dividida em diversas categorias, os portugueses – 4 homens e uma mulher – destacaram-se nas áreas de Finanças, Tecnologia e Ciência.
Madalena Godinho Ramos,The Blackstone Group, onde está há cinco anos a trabalhar a partir de Londres, destaca-se pelas mais de 60 transações nas quais esteve envolvida numa posição de destaque na equipa europeia. Recentemente esteve ainda envolvida no investimento de mil milhões de dólares na Datasite. Tem formação na Nova School of Business and Economics e mestrado no Imperial College Business School e integra o Under 30 na área Finanças.
Miguel Morgado e Pedro Andrade, cofundadores da Hunter Board, startup de skates elétricos. São os criadores de um skate elétrico e com suspensão, totalmente feito de alumínio espacial, reduzindo riscos e garantindo estabilidade. Em 2019, a startup portuguesa fechou uma ronda de investimento de 3 milhões de dólares. Integram a lista na área Tecnologia.
Carlos Lei Santos, cofundador e CEO da HypeLabs. criou a solução HypeSDK, que permite que qualquer dispositivo – móvel, desktop ou IoT – se conecte diretamente entre si e construa redes, mesmo sem uma conexão tradicional com a Internet. A empresa opera em milhares de dispositivos e fornece serviços como acesso à Internet a preços acessíveis para comunidades rurais no continente africano. Integra a lista na área Tecnologia.
Frederico Carpinteiro, CEO e cofundador da Adapttech, empresa de inovação biomédica que traz ao mercado novas tecnologias inteligentes que melhoram a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas. A empresa arrecadou 5 milhões de dólares com doações e grupos de capital de risco. Frederico Carpinteiro é formado pela Faculdade de Engenharia do Porto e integra a lista na área Ciência & Cuidados de Saúde.
Aceda à lista completa aqui