Joel Goldstein é Presidente da Mr. Checkout Distributors., um grupo empresarial de retalhistas e grossistas independentes nos EUA, e colaborador da Forbes que destaca cinco passos essenciais para todos aqueles que pretendam fazer evoluir o seu produto específico, da invenção para as lojas de comércio.
Teste para garantia de qualidade
Antes mesmo de fazer qualquer tentativa de colocar o seu produto nas lojas de retalho, precisará de testar completamente a invenção. Isso deve acontecer antes mesmo de fazer grandes investimentos. O teste não apenas exige que reserve um tempo para garantir que a sua invenção realmente funcione, mas também envolve a análise da procura do mercado por tal produto.
Pesquise a demanda do mercado para o seu produto
Faça uma pesquisa sobre as tendências do mercado para ver se existe um nicho para o seu produto de alguma forma ou formato. Se não parece que há, pode querer adiar o investimento avultado para colocar o seu produto nos mercados por enquanto. Isso não significa necessariamente que precisa de desistir da sua invenção, mas pode ser necessário dar um passo atrás durante um tempo para ver se a procura pelo seu produto tem potencial para crescer num futuro próximo.
Crie um protótipo
Se você descobriu que existe, de facto, um nicho para a sua invenção no mercado de retalho e está pronto para prosseguir, pode avançar com a criação de um protótipo. Aproveite o tempo para colocá-lo nas prateleiras das lojas e observe que tipo de reação obtém à medida que as pessoas ficam curiosas em relação a ele. Este é um bom ponto de partida para entender como as pessoas reagirão ao seu produto e que tipo de interesse mais amplo pode esperar.
Se entender que o seu produto não desperta nenhum tipo de curiosidade ou atração do lado dos consumidores, considere alterar a embalagem ou o marketing, pois pequenas mudanças podem gerar grandes resultados. Certifique-se de usar as cores certas, que não apenas se ajustem ao seu produto e lhe deem vida, mas também sejam atraentes aos olhos, fazendo com que as pessoas lhe deem um segundo olhar.
Encontre o parceiro certo
Depois de criar alguma procura do cliente, estará pronto para encontrar um parceiro que lhe dará a oportunidade de realizar um pequeno teste do seu produto. Certamente vai querer começar de forma prudente quando se trata de lidar com a produção do seu produto; vai querer ver como ele vende antes de avançar para pedir investimentos maiores junto das instituições financeiras para a criação de muitos produtos – que de outra forma podem acabar parados no armazenamento até que esteja pronto para colocá-los nas lojas.
Encontrar um bom parceiro que esteja disposto a trabalhar consigo em relação a um teste para o seu produto será do seu interesse. Isso não apenas economizará muito dinheiro a longo prazo, mas também lhe dará a oportunidade de ver se o parceiro será adequado para as suas necessidades gerais.
Encontre a equipa de vendas certa
Finalmente, você precisará encontrar um representante de vendas que acredite genuinamente na sua linha. Quando encontra um representante de vendas confiável e respeitável que realmente acredita no produto que está a tentar disponibilizar ao público, então descobrirá que o seu produto basicamente se venderá sozinho. Os representantes de vendas podem fazer toda a diferença quando se trata de fazer ou elevar as vendas do seu produto e levá-lo às lojas. Se tem um representante de vendas que simplesmente não é apaixonado ou comprometido no seu produto, ninguém mais será. É realmente de extrema importância que encontre um representante de vendas que esteja tão empolgado em lançar o seu produto quanto você.
Quando se trata de invenção, o céu é o limite.
Uma coisa que deve ter em mente é que não deve se concentrar em ganhar dinheiro muito rapidamente. Só vai ganhar dinheiro quando começar a vender o volume do seu produto.
Levar o produto da invenção à comercialização é um processo complicado e demorado. Não importa o quão esperançoso possa estar em relação ao seu produto: é incrivelmente improvável que fique milionário da noite para o dia, independentemente de quão bom seja o seu produto. Leve o seu tempo, tenha paciência e mantenha-se confiante e focado. Se puder fazer isso, poderá obter sucesso na venda e distribuição do seu produto.
Levar o seu produto da invenção à loja é algo complicado de realizar. Mas ainda é algo que pode ser feito com sucesso se planear os passos a dar de modo adequado. Certifique-se de pesquisar um pouco sobre a concorrência, as opções de parcerias e distribuição e, a partir daí, quanto mais organizado e paciente puder ser em relação ao seu produto, mais fácil será divulgar o seu produto.