A Europa não vive os melhores anos da sua história. A crise económica é cada vez mais difícil de suportar, os desastres naturais bateram à porta recentemente e há uma guerra a acontecer há mais de um ano na Ucrânia. A lista dos 30 Under 30 da Forbes norte-americana chega como uma nota mais positiva no meio do caos.
No total, a lista conta com 300 fundadores e empresários, que angariaram mais de 3 mil milhões de dólares (cerca de 2,8 mil milhões de euros) em capital. Foram mais mil milhões de dólares do que o grupo de 2022. Entre os vários negócios, saltam à vista as empresas que trabalham no combate às alterações climáticas, fraude e infeções.
A FORBES Portugal reuniu os jovens de destaque em cada uma das 10 categorias analisadas.
Entretenimento
Simona Tabasco, 28
A atriz italiana começou na área da representação com 18 anos, mas numa fase inicial optou por priorizar os estudos. Fez alguns trabalhos em Itália, como a série “Luna Park”, da Netflix, mas foi como Lucia Grecco na série de grande sucesso da HBO “The White Lotus” que mais deu nas vistas. Ainda assim, o seu sonho continua a ser trabalhar do outro lado da câmara como diretora.
Media & Marketing
Jide Adetunji e Ibrahim Kamara, 28 e 29
A dupla junta arte, música, cultura e moda na sua agência de media digital GUAP. “É todo um ecossistema onde somos capazes de estabelecer parcerias com criativos, colocá-los no nosso website ou ajudá-los a trabalhar com empresas numa grande campanha”, disse Adetunji à edição norte-americana da Forbes. A agência já trabalhou com marcas como a Nike, TikTok ou Adidas.
Ciência & Saúde
Rochelle Niemeijer, 28
As infeções resistentes aos antibióticos matam 1,2 milhões de pessoas por ano. Rochelle Niemeijer, cofundadora da Nostics, quer ajudar a combater o uso indevido e excessivo de antibióticos que contribuem para este problema global. “Na ciência, há muitos fracassos e há muitas experiências. É realmente necessário insistir para conseguir atingir os objetivos”, afirmou.
Retalho & Ecommerce
Eric (Kelu) Liu, 27
Fundou a HungryPanda em 2017, no Reino Unido, com o objetivo de oferecer aos asiáticos um pouco dos sabores de casa mais difíceis de encontrar fora do continente. Hoje, a empresa já está presente em mais de 60 cidades da Europa, Ásia, Austrália e América do Norte. Só em 2022, as vendas ultrapassaram os 200 milhões de dólares (187 milhões de euros).
Fabrico & Indústria
Roman Hölzl, 29
A escassez de mão de obra na Europa foi o que levou Roman Hölzl a lançar a Robco. A empresa de robótica sediada em Munique desenha robôs de baixo custo para pequenas e médias empresas, desta forma poderão automatizar tarefas que seriam repetitivas para os trabalhadores.
Impacto social
Alisha Fredriksson e Roujia Wen, 28 e 27
Depois de ler um relatório das Nações Unidas que afirmava que a influência humana era “inequivocamente” culpada pelo aquecimento do planeta, Alisha Fredriksson decidiu agir. Uma indústria em específico atraiu a sua atenção: a indústria naval comercial, grande contribuinte para as emissões de gases com efeito de estufa. Juntamente com a cofundadora, iniciou a Seabound, construindo um novo dispositivo de captura de carbono que as embarcações podem colocar a bordo para reter até 95% das emissões de CO2.
Arte & Cultura
Isabella Weatherby, 28
Isabella Weatherby lançou a sua empresa de moda Peachy Den em 2019 para preencher uma lacuna nos armários dela e dos seus amigos. “Estava a fazer roupas que os meus amigos e eu queríamos usar”, disse. Desde então não parou de crescer e hoje conta com clientes bastante conhecidas, como Bella Hadid, Addison Rae e Olivia Rodrigo.
Finanças
Robert Pasco, 29
Em 2020, e com os millennials em mente, Robert Plasco lançou a sua empresa de empréstimos pessoais. “Em 2017, fui à falência e tive de passar por vários métodos para recuperar a minha vida”, disse Plasco. “A dor levou-me a criar a Plend para pessoas que não conseguem ter acesso a um crédito comportável”. Cofundada com James Pursaill, a Plend utiliza vários indicadores para oferecer empréstimos mais baratos e sem juros altos.
Tecnologia
Bence Jendruszak e Tamas Kadar, 28 e 29
Com o constante perigo de fraude online, Tamas Kadar está a contribuir para que os bancos, retalhistas online e plataformas de jogo consigam eliminar contas falsas. A sua empresa tecnológica baseada em Budapeste, Seon, que cofundou com Bence Jendruszak, utiliza um software para identificar e-mails e números de telefone suspeitos ligados a um utilizador. O software já angariou mais de 100 milhões de dólares (97 milhões de euros).
Desporto & Jogos
Jamie Chadwick, 24
A piloto britânica continua a quebrar barreiras no universo dos desportos motorizados. Depois de vencer os três campeonatos que a W Series teve até hoje, assinou com a Andretti Autosport e tornou-se piloto da Indy NXT Championship, a categoria de desenvolvimento da IndyCar. Chadwick tornou-se a primeira mulher piloto em mais de uma década a competir nesta liga. “Quero chegar à Fórmula 1”, garantiu. “Mas o meu legado: quero inspirar a próxima geração de mulheres a envolverem-se no desporto”.