A empresa de greentech de Coimbra The Loop Co., que tem projetos que aliam a tecnologia à sustentabilidade e economia circular, foi um dos 30 centros de competência (Test Bed) selecionados pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência português), para receber um investimento de 2 milhões de euros.
A Test Bed “Digital Circular Innovation Loop” dá nome ao centro de competência da tecnológica de Coimbra que quer alavancar a economia circular em Portugal, nos próximos dois anos.
Através de um conjunto de aplicações e software, incorporados no modelo operativo LoopOS, esta Test Bed permitirá que empresas possam criar canais de economia circular e pilotar modelos de negócio nesta área, rapidamente e sem investimento. Com este projeto, a The Loop Co. propõem-se a alavancar 57 novos pilotos em Portugal nos próximos dois anos.

Através das aplicações já disponibilizadas pelo LoopOS, as empresas poderão de forma rápida criar canais circulares de revenda, renting, devoluções, refurbishment, doação, eco-disposal e outros, aos quais podem ser acoplados serviços complementares conforme a evolução do projeto.
“Não podíamos estar mais orgulhosos e, acima de tudo, entusiasmados, por termos a oportunidade de ajudar a alavancar a economia circular no nosso tecido empresarial. A solução que desenvolvemos irá possibilitar a pequenas e médias empresas (PME) e retalhistas o acesso a todas as ferramentas digitais e físicas necessárias para pilotarem negócios e modelos de economia circular que lhes permitam lançar novos produtos e serviços com um investimento reduzido, e acelerando a sua comercialização, após validação de mercado”, afirma Ricardo Morgado, co-fundador da The Loop Co.
Digital Circular Innovation Loop foi um dos 30 projetos selecionados para a Rede Nacional de Test Beds.
“No fundo, o centro de competência daDigital Circular Innovation Loop foi um dos 30 projetos selecionados para a Rede Nacional de Test Beds. promete ser o berço da inovação do futuro e é com a máxima confiança que abraçamos este desafio e todos os projetos que encontrarem em nós a alavanca para maximizar o seu potencial. Está na altura de encarar a economia circular como um fator diferenciador e transformador da economia, e dar-lhe ferramentas para crescer de forma sustentável no nosso país”, acrescentaRicardo Morgado.
A pensar no futuro do centro de competência, a The Loop Co. tem mais de 10 vagas em aberto para diversos perfis. Gestores de projeto e outros engenheiros, developers, especialistas de logística e de e-commerce são alguns dos profissionais necessários para liderar este projeto de transição para a economia circular.
Paralelamente, a tecnológica de Coimbra está também à procura de novos parceiros estratégicos, desde retalhistas que queiram criar canas de economia circular – como a Fnac e o OLX com que já trabalham –, PMEs e lojas independentes, entidades públicas e empresas de recondicionados. Recorrendo a tecnologia para ajudar o meio ambiente, a The Loop Co. dedica-se, desde 2018, à criação de projetos no âmbito da economia circular. Book in Loop e BabyLoop, plataformas dedicadas a material escolar e artigos de puericultura, respetivamente, são exemplos destas iniciativas.