A 12ª edição do programa Banco Montepio Acredita Portugal reuniu, em Lisboa, as 60 startups que tinham sido selecionadas. Neste “Pitch Day”, os empreendedores, com presença online ou presencial, puderam expor as suas ideias perante os mentores da sua categoria de inovação. Desta fase, avançaram para o programa de aceleração intensiva 18 startups.
A Associação Acredita Portugal e o Banco Montepio conectam, através deste programa de aceleração, startups a diversos atores do ecossistema empreendedor e de inovação, através da mentoria de algumas das maiores empresas do país.
Esta edição contou com 3.257 inscritos, dos quais apenas 60 foram selecionados, dentro de seis categorias de inovação: mobilidade, cidades inteligentes, gestão de águas, impacto social e tecnologia de informação.
Após o encerramento das inscrições e a fase de Ignição, as startups selecionadas tiveram agora a oportunidade de apresentar as suas soluções aos parceiros do programa, num “pitch day”.
Divididas pelas categorias – dez startups em cada uma delas –, os empreendedores apresentaram as suas ideias inovadoras em pitches com a duração de cinco minutos, seguidos de oito minutos dedicados a um momento de perguntas e respostas.
A avaliação foi feita através da atribuição de notas de um a cinco, em duas dimensões: maturidade e sinergia com a vertical.
“Este dia foi de extrema importância para o programa, uma vez que foi a primeira fase em que mentores e parceiros contactaram diretamente com as startups do seu setor. Em apenas cinco minutos tiveram de nos convencer que a sua ideia é inovadora, disruptiva e capaz de resolver um problema da sociedade, dentro de uma determinada área em específico. É um grande desafio”, explica Miguel Queimado, fundador e CEO da Associação Acredita Portugal.
Prosseguem agora na competição 18 startups, diretamente para a fase de conexão com mentores, investidores e atores do ecossistema.
As empresas Banco Montepio, Brisa, KCS IT, Gaiurb e Águas de Gaia são as responsáveis por cada uma das categorias e ajudarão a impulsionar o desenvolvimento dos projetos.
A revelação dos vencedores e a entrega de prémios ocorre no dia 17 de novembro.
Das startups inscritas na 12ª edição, 90% está a faturar, a média de receita anual é de 565 mil euros, 70% já captaram investimento e a média de funding é de 982 mil euros.
Além disso, o programa obteve inscrições de 27 países, provenientes de todos os continentes. Além de Portugal, Brasil, Angola e outros países de língua portuguesa, contaram também com soluções provenientes dos Estados Unidos, Venezuela, Índia e Austrália, e dos europeus Espanha, Inglaterra, Holanda e Alemanha.
Lista das 18 startups apuradas:
Categoria: Mobilidade
Empresa Parceira: Brisa
Startups Finalistas: Go Wizi, Wyze e Kartado
Categoria: Cidades Inteligentes
Empresa Parceira: Gaiurb
Startups Finalistas: Begreen, Rentbrella e Infracities
Categoria: Gestão de Águas
Empresa Parceira: Águas de Gaia
Startups Finalistas: Heaboo, Piipe e T&D Sustentável
Categoria: Impacto Social
Empresa Parceira: Banco Montepio
Startups Finalistas: Actif, The Inventors e Key2enable.
Categoria: Tecnologia de Informação
Empresa Parceira: KCS IT
Startups Finalistas: Whywaste, Get.commerce e Invisible Collector.
Categoria: Acredita Portugal
Empresa Parceira: Acredita Portugal
Startups Finalistas: Plantz; Pix Force; Witseed.