A cultura é essencial para qualquer nação. A cultura e a arte são a identidade de um povo, são um importante veículo de conhecimento e têm uma enorme importância no desenvolvimento social. A sabedoria, o conhecimento e o bem-estar da população, têm um papel fundamental para o desenvolvimento do país. A cultura é o motor da criatividade, e com ela nasce a inovação. Já para não falar que o investimento na indústria cultural não só gera mais empregos como dinamiza o comércio e os serviços. A cultura faz mexer com tudo. Um povo sem cultura é um povo sem história.
Tendo em conta tudo isto, eu acredito que a cultura e a arte podem alavancar a economia das seguintes formas:
• Dada a importância que a cultura tem no desenvolvimento social, e do quanto desenvolve a criatividade e impulsiona a inovação, acho que seria essencial a introdução da cultura e da arte no ensino, de forma mais consistente e mais transversal.
• Visto que o futuro são os mais novos, considero que seria importante incentivar os jovens a ter uma vida cultural mais ativa. Um das formas poderia ser através de vouchers ou passes gratuitos para assistir a espetáculos, exposições, e outras formas de arte.
• E por fim, acredito que um país com uma herança cultural forte é consequentemente um país mais forte no panorama internacional. Sugiro então, que se lute por preservar e manter aquilo que é nosso e que nos define, aumentando os apoios financeiros a casas de espetáculos destinadas a apresentar estilos de música tradicional portuguesa. Não só ajuda a preservar a nossa história, como torna o nosso país mais atrativo para os turistas.