Entre as ideias práticas que possam ajudar a melhorar o país, sugeria as seguintes três:
1. Criar um ecossistema de computação quântica, incluindo a comunidade académica, empresas e instituições públicas, com o objetivo de se criar uma comunidade de conhecimento e casos de uso diferenciadores e que contribuam para a competitividade das organizações e das regiões em Portugal.
2. Começar a tirar verdadeiramente partido da Inteligência Artificial em primeiro lugar. Criar processos e modelos com IA generativa para empresas. Com anonimização e partilha de dados, então veremos organizações no nosso país a tirar o máximo valor dos dados que estão já ao nosso dispor.
3. Criar condições de atratividade para o investimento estrangeiro para que grandes empresas tecnológicas criem em Portugal mais centros especializados e de I&D, e capacitar as instituições de ensino superior com uma visão antecipada das necessidades de formação em novas tecnologias.