Proposta 1
Aposta na formação: O nível de literacia de gestão é um fator determinante no desempenho das PME portuguesas e consequente crescimento da nossa economia. De modo a impulsionar ambos, lançámos a iniciativa Nova SBE VOICE Leadership, um programa de gestão, mentoria e networking que pretende capacitar os gestores de 5.000 PME com ferramentas e rotinas de gestão que vão ajudar a melhorar a sua competitividade e crescimento nos próximos 3 anos. Com esta iniciativa vamos impactar o PIB nacional positivamente em 2% do PIB até 2026.
Proposta 2
Simplificar: Fruto da fraca literacia financeira existente em Portugal, processos como os do acesso ao financiamento são entraves à autonomia e agilidade das nossas empresas. Simplificar estes processos – desde a linguagem às camadas de complexidade burocráticas – é uma forma prática de ajudar quem procura criar riqueza e valor no país. Mas não só: os nossos empresários precisam do acompanhamento e aconselhamento especializado para perseguir as melhores oportunidades do mercado, de modo que as suas decisões sejam estruturadas e com a menor exposição ao risco possível.
Proposta 3
Política Fiscal: A carga fiscal é um tema que, apesar de sensível e com diferentes perspetivas, necessita de ser revisto. No caso das empresas, o sistema atual não traz incentivos para que as nossas empresas consigam criar e prosperar, ou seja, criar valor e fazê-las escalar e crescer. Regularizar a estrutura do IRC, começando desde logo pela eliminação da progressividade e consequentes obrigações legais e regulatórias (e até igualando a taxa nominal com a taxa efetiva), é uma medida a considerar com urgência, se queremos que as nossas empresas criem valor e não se limitem a prestar serviços não-transacionáveis.