A música é a forma de arte mais abrangente do mundo. A música ao vivo agrega e arrasta multidões. A sensação de assistir música ao vivo é uma mistura poderosa de energia, emoção, interação e conexão humana, que torna cada concerto uma experiência memorável e única.
1 – Campanhas de incentivo ao consumo de cultura
– Campanhas mediáticas de incentivo ao consumo cultural promovidas pelo Ministério da Cultura, de forma a espelhar a oferta diversificada;
– Promover o cheque cultura. Uma iniciativa quase desconhecida e com bastantes benefícios para o consumidor;
– Atribuir benefícios na declaração impostos para quem consumir cultura. Seria uma medida que iria motivar ainda mais o consumidor a envolver nas artes.
2 – Aumentar oferta cultural produzida pelos privados
Maioria dos espaços culturais são geridos pelo estado, se existir uma vontade de aluguer destes espaços ao privado, a oferta cultural aumenta, pois, a dinamização destes espaços seria mais diversificada, criando mais oportunidades de consumo da parte do consumidor.
3 – Promotores culturais privados na tutela do ministério da economia
A Indústria do Entretenimento em grande escala é, em Portugal, produzida na grande maioria pelos Promotores Privados (criam/ investem/ arriscam). Os promotores deveriam estar sob a tutela do Ministério da Economia, que melhor administra, apoia e promove as entidades privadas.
O Ministério da Cultura não tem enquadramento para administrar, apoiar e promover os agentes culturais privados, pois o seu principal foco é a gestão e manutenção do património histórico e cultural do estado, bem como apoiar as associações culturais sem fins lucrativos, entre outros.
4 – Cultura a personalidade de um país
Ajuste e evolução curricular do modelo da escola portuguesa, com o objetivo de apostar em várias áreas da arte, sendo este estudo e pratica incutido desde cedo na vida do cidadão.