Por ocasião do seu centésimo aniversário, o Museu Albertina, em Viena, vai celebrar o legado do famoso mestre da Pop Art, Roy Lichtenstein. A mostra reúne mais de 90 pinturas, esculturas e gravuras do artista.
Assim como Andy Warhol, Roy Lichtenstein é considerado uma das figuras fundadoras da Pop Art.
O vasto legado de Lichtenstein ganha destaque capital austríaca, com obras vindas de várias partes do mundo, graças à generosidade de instituições renomadas, como o Museu de Arte Moderna e o Whitney Museum (Nova York, EUA), a Galeria Nacional de Arte (Washington, EUA), a Galeria de Arte da Universidade de Yale (New Haven, EUA), o Museu de Arte Moderna (Louisiana, EUA), o Moderna Museet (Estocolmo, Suécia) e o Museo Thyssen-Bornemisza (Madrid, Espanha), além de contar com peças de colecionadores privados.
A ideia surgiu de conversas entre o Museu Albertina e a Fundação Roy Lichtenstein, impulsionada pela generosa doação de cerca de 100 obras por parte desta última.
Lembre-se que Roy Lichtenstein ficou famoso pelas suas interpretações de loiras estereotipadas, heróis de guerra e personagens de banda desenhada com balões de fala.
A estética peculiar do artista, que combina cores vívidas, traços nítidos e os seus característicos “pontos Ben-Day”, e que visa imitar as técnicas de impressão barata de banda desenhada, deixou uma marca indelével na cena artística dos Estados Unidos durante os anos 60.
Ao lado de Andy Warhol e Jackson Pollock, Roy Lichtenstein é considerado um dos artistas norte-americanos mais influentes e proeminentes do século XX.
A exposição leva-nos ao início dos anos 60, com as primeiras obras de Lichtenstein, incluindo o emblemático ícone da Pop Art: Look Mickey. Também serão exibidas as conhecidas pinturas a preto e branco do artista, que retratam objetos retirados de anúncios de produtos, assim como paisagens em esmalte e obras que ecoam o estilo de artistas como Picasso, Dalí, Kirchner e Pollock.
Um elemento de destaque será a impressionante escultura Brushstroke, que parece libertar-se da tela e preencher o espaço da exposição de forma emocionante.
A exibição está disponível de 8 de março a 14 de julho de 2024 no Museu Albertina, em Viena, Áustria.