10 gurus dos NFT’S e o que defendem

A Forbes Portugal esteve presente no Non Fungible Conference, evento focado na tecnologia Blockchain e NFTs, onde assistimos a várias palestras de profissionais da indústria que debateram desde o atual estado da tecnologia à sua interação com a sociedade. 1 - Shaban Shaame, fundador da EverdreamSoft, explorou as principais diferenças entre um token e o…
ebenhack/AP
Escolheram Lisboa para o primeiro encontro mundial e durante dois dias, sob a tutela da Sandebox e da Arianee, encheram o Pavilhão Carlos Lopes de ideias disruptoras.
Empreendedores

A Forbes Portugal esteve presente no Non Fungible Conference, evento focado na tecnologia Blockchain e NFTs, onde assistimos a várias palestras de profissionais da indústria que debateram desde o atual estado da tecnologia à sua interação com a sociedade.

1Shaban Shaame, fundador da EverdreamSoft, explorou as principais diferenças entre um token e o ativo subjacente e como entender a execução da governança dos tokens, onde podem e devem ser guardados e quais os direitos incluídos nos ativos/tokens.

2 – Andreas Bigert, Head of Community & Growth na Anotherblock, debateu o atual estado da industria da música face aos NFTs e como a tecnologia blockchain está a possibilitar que pequenos-investidores tenham acesso a esta área, outrora reservada a grandes investidores.

3 -Attila Toth, programador consultor na Timescale, trouxe-nos um workshop aprofundado sobre uma perspetiva orientada por dados, para encontrarmos vantagens enquanto investidores e artistas dentro do ecossistema dos NFTs.

4 – Solange Orfano, ilustradora na SuperRare, partilhou a importância da criação de comunidades web3 em plataformas como o Discord, no desenvolvimento de espaços para diálogo e partilha de conhecimento entre artistas.

5 – Tommy Quite, CFO da Merit Circle, evidenciou como as guildas de jogadores podem vir a ser um dos principais dinamizadores do metaverso ao agrupar comunidades de forma descentralizada e oferecendo-lhes recompensas.

6 – Denis Belkevich, cofundador da Fuelart, falou-nos sobre como os investidores devem interpretar não só os NFTs, mas também como realizar uma investigação sobre a sua liquidez, fundamentos para a criação de valor e reação a ciclos de mercado.

7 – Adriana Hoppenbrouwer-Pereira, Olivier Moingeon, Ashumi Sanghvi, Pierre-Nicolas Hurstel e Diego Borgo discutiram os próximos 5 anos para a indústria da moda no metaverso, onde debateram as barreiras legais para grandes empresas, a democratização do papel do designer de moda e também a sustentabilidade ligada a estes projetos. 

8  – Julien Bouteloup, CEO do fundo Stake Capital, e Tommy Quite, CFO da Merit Circle, partilharam as suas principais intuições face ao futuro dos jogos na web3 e como a entrada de estúdios internacionais como a Ubisoft podem não só trazer novos públicos como eliminar grande parte dos projetos independentes atuais que apenas têm as recompensas económicas como principal motivador.

9- Greg Zaitsev, Chief Blockchain Architect na Unique Network, debroçou-se sobre a preocupação de vários governos face à energia consumida por Blockchains como a da Ethereum, que usa protocolos de Prova-de-trabalho, e possíveis alternativas para minimizar o impacto ambiental dos NFTs.

10 –  Sébastien Borget, COO de um dos mais proeminentes projetos no metaverso, o The Sandbox, numa conferência de imprensa, partilhou a mais recente parceria com o músico Snoop Dogg, que acabou de lançar um videoclipe completamente feito no metaverso do The Sandbox.

* Diogo Costa Contributor

Mais Artigos