A Makro Portugal anunciou a vencedora do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 (CCA), promovido pelas Edições do Gosto.
A distinção foi atribuída a Ana Magalhães, do restaurante Six Senses Douro Valley, em Lamego, depois de uma prova final, em que apresentou o menu composto por Escabeche de Cavala com amêndoa e ervas (Entrada), Grão-de-bico com línguas de bacalhau (Prato de peixe), Cabrito assado com arroz de miúdos (Prato de carne) e Leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão (Sobremesa).
Em 2º lugar ficou Fábio Santos, do Restaurante Landeira, em Tomar, e em 3º lugar ficou Nuno Dinis Ferreira, do Bairro Alto Hotel, em Lisboa.
Entre os finalistas estiveram ainda Helena Castro (Restaurante Antiqvvm) e Pedro Larcher (Atelier Henrique Sá Pessoa).
Nas categoriais especiais, Ana Magalhães conquistou também o Prémio Sustentabilidade Makro e o Prémio Virgílio Gomes com a sua sobremesa Leite creme de Alfazema, Chocolate, Mel e Limão.
Já o Prémio Helmut Ziebell foi atribuído à sobremesa Melosa, Figueira e Laranja, da autoria de Manuel Pires, do Santa Maria Petisca Ria.
Este é o mais importante e antigo concurso nacional de cozinha para profissionais.
A final nacional do CCA decorreu no passado dia 29 de junho, na Feira Internacional de Artesanato, na FIL.
O júri foi composto por António Bóia (Restaurante JNCQUOI), Louis Anjos (Restaurante Al Sud e CCA 2012), Paulo Pinto (Secretário-geral da ACPP), Rui Martins (Grupo Obba). Como júri observador, esteve presente Hugo Alves, do Restaurante Norma e CCA 2021.
“Há muito talento nesta área em Portugal, por isso queremos continuar a promover a nossa cultura gastronómica, bem como os que fazem dela uma mais-valia do nosso país. Na Makro, vivemos a paixão pela gastronomia portuguesa e o apoio a este concurso vem materializar este nosso propósito e o objetivo de sermos, cada vez mais, os verdadeiros parceiros dos profissionais do setor”, comenta Filipa Herédia, Head of Communication & Engagement da Makro Portugal.