Os dados recolhidos pelo StandVirtual, no Panorama Mensal do Mercado Automóvel, mostram que os veículos elétricos registaram um aumento considerável da procura no passado mês de fevereiro, atingindo um crescimento de 96% face ao mês homólogo do ano passado, sendo que também a oferta cresceu no mesmo nível de grandeza. Assim, a oferta deste tipo de veículos incrementou cerca de 119% relativamente a fevereiro de 2023. Carros elétricos, híbridos a gasolina, híbridos diesel e híbridos Plug-in representam cerca de 16% da procura e cerca de 15% da oferta do mês passado. Nos elétricos e híbridos, a procura foi encabeçada pelo Tesla Model 3, pelo Renault Zoe e pelo BMW Serie i.
No que diz respeito ao total de veículos usados, a oferta cresceu 10%, mas a procura caiu 2% face ao mês anterior. O aumento da oferta deu-se sobretudo nas marcas de luxo, segmento que incrementou 19%, segmento em que procura também cresceu, alcançando os 14%.
Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual afirma a propósito que “Conseguimos observar, no mês de fevereiro, uma ligeira diminuição da procura no mercado dos usados. No entanto, a procura por elétricos vai no sentido oposto, continuando a crescer, quando comparamos este mesmo período com o ano anterior. Este crescimento deve-se ao facto de o mercado português estar bastante recetivo à eletrificação, mas também por haver mais oferta disponível, uma consequência das vendas significativas de elétricos novos nos últimos anos e que estão a chegar agora ao mercado de usados em maior volume”.
Oferta de carros a gasolina cresce
Também a oferta de carros a gasolina melhorou, com um crescimento de 21% face ao mesmo mês do ano anterior, ainda que a procura só tenha acompanhado em 3% este aumento. No caso dos automóveis a diesel há uma diminuição em ambos os itens, quer da oferta, com menos 2%, quer da procura, com menos 14%. Automóveis a diesel (56%) e a gasolina (27%) mantêm-se as tipologias de veículos mais procurados.
Quanto aos preços, os veículos acima dos 30 mil euros registaram um aumento de 10% da procura e veículos entre os 15 mil e os 30 mil euros um crescimento de 3%, face ao mês homólogo do ano passado. Abaixo dos 15 mil euros, a procura desceu.
Também cresceu – em 23% – a oferta de carros acima dos 30 mil euros e no intervalo dos 15 mil euros aos 30 mil euros, com um incremento de 10%. Abaixo dos 15 mil euros, apenas cresceu 6%.
Os carros mais procurados em fevereiro, por intervalo de preços, foram o Mercedes-Benz Classe C, nas categorias abaixo dos 5 mil euros, dos 10 mil aos 25 mil euros e acima dos 40 mil euros; o BMW Serie 3 na categoria dos 5 mil aos 10 mil euros, e o Tesla Model 3 dos 25 mil euros aos 40 mil euros.
Em fevereiro, a procura cresce nos SUV, com mais16%, nos citadinos e nos sedan (cerca de mais 4% em ambos os segmentos) e coupe, com mais1% face ao mesmo mês do ano passado. Nos restantes segmentos a procura desce, sobretudo nos pequenos citadinos com menos 53%. Já a oferta aumenta particularmente nos SUV, num acréscimo de 28% e nos citadinos, com mais 13%.