Donald Trump estará a esfregar as mãos de contente, pois na semana em que os analistas lhe atribuíram a vitória no primeiro debate para as presidenciais de novembro frente ao atual presidente dos EUA e candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, viu ser-lhe acrescentado ao seu património líquido cerca de 1,3 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) na última semana. Tudo porque as ações da Trump Media recuperaram significativamente desde que caíram abaixo dos 27 dólares (cerca de 25 euros).
Apesar de ter visto a sua conta engordar 1,3 mil milhões de dólares, Trump ainda se debate com perdas superiores a mil milhões de dólares (cerca de 935 milhões de euros) no último mês, devido à queda do valor da sua participação na empresa – a empresa-mãe da plataforma de redes sociais Truth Social.
As ações do Trump Media & Technology Group estavam a valer um pouco abaixo de 37 dólares (34 euros) esta quinta-feira, o que representou uma subida de 36% desde que as ações caíram para 26,75 dólares (25 euros) em 20 de junho, o seu ponto mais baixo este mês.
O valor da participação de quase 65% de Trump na empresa, totalizando 114,75 milhões de ações, aumentou, assim, de 3 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros) para 4,3 mil milhões de dólares (4 mil milhões de euros) nos últimos cinco dias, incluindo a negociação intradiária de quinta-feira.
Contudo, apesar desta recuperação, a participação de Trump na Trump Media perdeu cerca de US $ 1.3 mil milhões este mês, depois do preço das ações da empresa ter estado um pouco acima de US $ 49 (cerca de 46 euros).
Trump tem um património líquido de 6,3 mil milhões de dólares (5,8 mil milhões de euros), de acordo com as nossas últimas estimativas, o que o coloca no top 500 das pessoas mais ricas do mundo. O seu património líquido aumentou cerca de 4,1 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) para mais de 8 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros) quando a Trump Media se tornou pública em 26 de março, com um preço de ação que atingiu um pico de 79,38 dólares (74,15 euros). Estimamos que a Trump Media valha entre 40 milhões (37 milhões de euros) e 90 milhões de dólares (84 milhões de eurs), depois de utilizarmos as mesmas métricas – receita média por utilizador e relação preço/vendas – utilizadas para determinar o valor de outras empresas de redes sociais.
O movimento das ações da Trump Media tem sido altamente volátil desde a abertura das negociações no início deste ano. As ações caíram várias vezes este mês, incluindo uma queda de 14% na semana passada, e caíram quase 20% nas semanas que se seguiram à condenação de Trump no seu processo por suborno. Por seu lado, as ações da Trump Media aumentaram mais de 21% na segunda-feira, o maior ganho da empresa num só dia desde um aumento de 26% em 18 de abril. A Trump Media foi autorizada a abrir o capital em março, depois de se ter fundido com a Digital World Acquisition Corp, uma empresa de aquisições para fins especiais. Trump acrescentou 36 milhões de ações da Trump Media em abril
Ty Roush/Forbes Internacional