A Jump Start é um projeto da Prio que tem como objetivo impulsionar e apoiar startups na criação de novas ideias e conceitos no que diz respeito à inovação dos setores de energia e da mobilidade nacionais.
O projeto de mentoria, co-organizado pela imatch, com a parceria da Câmara Municipal de Ílhavo, Portugal Ventures, Innoenergy, InovaRia e Microsoft for Startups, está na sua 5ª edição, tendo a empresa energética dado a conhecer os três vencedores do certame 2021.
Selecionadas entre mais de 120 candidaturas, provenientes de mais de dez nacionalidades, as empresas vencedoras são duas portuguesas (a Brands&Ninjas e a CarBio-Solo) e a espanhola SmartMonkey.io.
As três startups premiadas
A Brands&Ninjas disponibiliza uma plataforma de Data-as-a-Service (DaaS – Dados como Serviço) baseada em crowdsourcing, que permite às marcas avaliar a sua presença no ponto de venda, em tempo real.
A CarBio-Solo trabalha para compensar as emissões de gases com efeito de estufa, através da fixação do carbono no solo.
Já a SmartMonkey.io oferece uma plataforma de otimização de rotas, que permite melhorar em mais de 30% a eficiência das operações de distribuição nas cidades.
As vencedoras recebem um valor mínimo de 10.000€ para desenvolver os projetos-piloto, para além do acompanhamento por parte da equipa da Prio.
Stand ALPHA no Web Summit
As 7 finalistas (as três vencedoras e as restantes quatro start-ups concorrentes, a irlandesa Edgetier, a espanhola H2Site, a italiana ReFuel Solutions e a norte-americana UCapture) “terão também acesso a um momento de adrenalina no final desta grande aventura, no qual terão de responder a um desafio imediatamente antes de saltar de um avião. A equipa que responder melhor ao desafio ganha um stand ALPHA no Web Summit ou 2.500€ para promoção da sua startup em parceria com a Prio”, afirma a organização.
A diretora de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Prio diz que o Prio Jump Start “é um reflexo do ADN inovador da Prio e da nossa missão de não só premiar boas ideias, mas contribuir para o seu sucesso a longo prazo, englobando-as no nosso negócio, sempre com vista a uma melhor Prio e um melhor amanhã para a sociedade e ambiente”.
Cristina Correia salienta que “desde a primeira edição, em 2017, já contamos com mais de 500 candidaturas, de diversas nacionalidades, ao nosso programa de empreendedorismo”.