O novo normal resultado do cenário de crise provocado pela pandemia da COVID-19 trouxe muitos desafios no mercado de trabalho. Um dos desafios passa pelo trabalho remoto que exige de cada trabalhador melhores condições. Por este facto, as comunidades empreendedoras portuguesas uniram-se para ajudar as pessoas que estão a trabalhar remotamente e precisam de mais condições para realizar os seus projetos.
Segundo apurou a FORBES, diversos coworks em todo o país vão abrir as suas portas às quintas-feiras e receberão gratuitamente trabalhadores nas suas unidades. A iniciativa chama-se Coworking Thursdays, surgiu após a primeira vaga da pandemia e já realizou eventos no Porto e em Lisboa.
O projeto foi criado com o apoio de diversas comunidades presentes em Portugal, 351, Made of Lisboa, Acredita Portugal, CMX Connect Portugal, Grow Remote, alphaCoimbra, CreativeMornings Lisbon, Startup Grind Lisbon e Lisbon Digital Nomads, e tem a intenção de se estabelecer em diversas cidades do país.
“As Coworking Thursdays foram um bálsamo em tempos de isolamento social. Muito bem organizadas, ajudaram-me a conhecer novos espaços de trabalho, a inspirar-me nas minhas tarefas diárias e, principalmente, a conhecer novas pessoas com quem provavelmente nunca me teria cruzado”, considera Rafaela Mota Lemos, participante e apoiante da Coworking Thursdays e Social Media Manager na agência Innocent Drinks.
Programa vai apoiar freelancers em Portugal
Além de oferecer diárias gratuitas em coworks, o projeto também visa auxiliar freelancers baseados em Portugal a encontrar novos clientes, obtendo créditos gratuitos na plataforma Zaask que conecta provedores de serviços aos seus clientes, através da parceria com o Mercvado Made of Lisboa.
Entre os coworks / hubs de inovação que já aderiram à iniciativa em Portugal estão: Acredita Portugal, Art Beat, Ávila Spaces, Collective Haus , Cru Cowork ,Héden, Idea Spaces, LACS, NKOOWOORK, Now Beato, Piece of Work , RESVÉS, Rocket Hub, Selina, Startup Lisboa , Unicorn Places, Unobvious Lab, Well & Work e WOOD.
A organização está em contacto permanente com diversos coworks, no país com o objetivo de estender a iniciativa a mais cidades em Portugal. A participação do Coworking Thursdays é gratuita, porém limitada, devido às restrições sanitárias adotadas pelos diversos coworkings.