Ao longo de nove décadas, foram muitas as celebridades que passaram pelos hotéis Tivoli. Marlene Dietrich, Jorge Amado, Astor Piazzolla, Maria Callas, Neil Armstrong, Omar Sharif, Montserrat Caballé, Mário Vargas Llosa, Plácido Domingo, Geraldine Chaplin, Andrea Bocelli, Johnny Depp, Brad Pitt, Beyoncé e Jay Z foram alguns dos nomes que escolheram esta emblemática rede hoteleira para pernoitar, pelo menos, uma vez.
Tudo começou no coração de Lisboa, em 1933, com a abertura da primeira unidade, o Tivoli Avenida da Liberdade, tendo esta primeira unidade crescido como um grupo hoteleiro, estando hoje presente já em vários mercados: Portugal, Brasil, Países Baixos, China e Catar. Atualmente, a rede Tivoli Hotels & Resorts celebra os seus 90 anos de existência tendo já 16 unidades abertas, nos quatro mercados onde já opera, estando mais duas aberturas na calha, em Espanha e em Itália.
O espírito e a filosofia da marca traduzem-se na procura constante de um envolvimento entre o destino e os seus clientes, em hotéis e espaços icónicos, com um ambiente sofisticado, animado e multicultural. Foram diversos os marcos históricos que envolvem estas quase 10 décadas de vida. Cerca de 22 anos depois do primeiro, em 1955, deu-se a abertura do Tivoli Palácio de Seteais, um palácio do século XVIII situado na vila histórica de Sintra, e, quase na viragem do século, em 1999, a marca aposta no Algarve como destino para instalar os primeiros resorts, nomeadamente o de Vilamoura, com o emblemático Tivoli Marina Vilamoura, e os do Carvoeiro, de Portimão e de Lagos.
Foi em 2006 que a marca iniciou a sua internacionalização, abrindo a primeira unidade no Brasil, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, em Salvador da Bahia. Três anos depois, em 2009, abriu o Tivoli Mofarej São Paulo.
Grupo Minor Hotels compra capital em 2016
Em 2016, o grupo Minor Hotels integra no seu portefólio a rede Tivoli, inaugurando um novo capítulo da história da marca. Este grupo hoteleiro é proprietário, operador e investidor de hotéis, tendo atualmente mais de 530 na sua alçada, que operam sob as marcas Tivoli, M Collection, NH Colection, NH Hotéis, Avani, Oaks, Marriot, Four Seasons, Radisson Blu, entre muitas outras. Está presente em 56 países em quase todas as regiões do mundo.
Assim que o grupo assumiu a gestão dos Tivoli, foi realizada uma renovação de todo o portefólio de hotéis, e foi, igualmente, iniciada, em 2018, uma expansão para o Médio Oriente. A marca abriu o primeiro hotel no centro histórico de Doha, no Catar, o Souq Waqif Boutique Hotels by Tivoli, seguindo-se o Souq Al Wakra Hotel Quatar by Tivoli e o Al Najada Doha Hotel by Tivoli. A sua entrada na Ásia deu-se em 2022, com a inauguração do Tivoli Chengdu Cuktural Heritage Park na China.
Este ano de 2023, além de representar um ano de celebração, marca também a expansão da marca na Europa, com a abertura, em março último, do Tivoli Doelen Hotel em Amesterdão, estando ainda previstas a abertura do Tivoli La Caleta Resort, em Tenerife, na Espanha, e o Tivoli e Tivoli Portopiccolo Sistiana Resort, no Norte da Itália.