Timor-Leste assinou hoje o protocolo de adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC), confirmou a representante timorense junto das Nações Unidas em Genebra, a embaixadora Lurdes Bessa, numa publicação na rede social Facebook.
“Momento histórico para Timor-Leste. Cerimónia de assinatura do protocolo de adesão de Timor-Leste à OMC. Parabéns a Timor-Leste”, escreveu a embaixadora Lurdes Bessa na publicação, acompanhada por uma fotografia.
O protocolo de adesão foi assinado pelo vice-primeiro-ministro, ministro coordenador dos Assuntos Económicos e ministro do Turismo e Ambiente, Francisco Kalbuadi Lay, e a diretora da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, durante a 13.ª conferência ministerial da organização, que decorre entre hoje e quinta-feira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Presente na cerimónia esteve também o Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta.
A OMC tinha anunciado em janeiro a aprovação da adesão, por consenso, após a conclusão da sétima reunião do Grupo de Trabalho.
Timor-Leste formalizou o pedido de adesão à OMC em 2016 e a primeira reunião do Grupo de Trabalho realizou-se em outubro de 2020.
PR congratula homólogo timorense
O Presidente timorense, José Ramos-Horta, que viajou sábado para Abu Dhabi, afirmou acreditar que a adesão de Timor-Leste vai impulsionar as reformas económicas e que constitui um passo importante para a liberalização do comércio, da integração na economia global e na facilitação do acesso aos mercados internacionais.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou hoje Timor-Leste pela adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC), cuja conferência ministerial decorre esta semana em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
“Por ocasião da adesão de Timor-Leste à Organização Mundial de Comércio, o Presidente da República enviou uma mensagem de felicitações ao seu homólogo timorense, José Ramos-Horta, salientando a importância da integração cada vez mais aprofundada do país nos mecanismos multilaterais da economia internacional”, lê-se na nota colocada no ‘site’ da Presidência da República de Portugal.
“O Presidente da República reiterou ainda o apoio incondicional de Portugal ao desenvolvimento de Timor-Leste, no quadro da relação fraternal existente entre os dois países e povos, vincando as potencialidades de cooperação mútua ainda por explorar”, acrescenta-se ainda na nota.
EUA felicitam adesão
Os Estados Unidos felicitaram hoje Timor-Leste pela adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC), permitindo que se torne num “parceiro global mais estratégico”.
“Os Estados Unidos felicitam Timor-Leste pela adesão à OMC, um marco no seu caminho para se tornar um parceiro global mais estratégico”, afirmou, em comunicado, o Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA em Díli, Marc Weinstock.
No comunicado, os EUA reconhecem a “enorme conquista” de Timor-Leste de “concluir com sucesso todos os processos e negociações necessários em tempo recorde”.
Os Estados Unidos salientam também que vão continuar a dar “assistência técnica e capacitação à Autoridade Aduaneira”, incluindo na alteração do Código Aduaneiro.
O Governo norte-americano ajudou Timor-Leste a fazer quatro projetos de lei para promover o setor das telecomunicações no país para o país atrair investimento.
Lusa