O TikTok começou a rotular automaticamente o conteúdo gerado por inteligência artificial (IA) criado noutras plataformas, informou o gigante das redes sociais, tornando-se a primeira plataforma de partilha de vídeos a fazê-lo.
O TikTok afirmou num comunicado que é a primeira plataforma de partilha de vídeos a utilizar as Content Credentials, uma tecnologia da Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), que anexa metadados, tais como onde ou quando o conteúdo foi criado, ao conteúdo gerado por IA e permite que a plataforma o reconheça e rotule imediatamente.
O comunicado diz isto se aplica ao conteúdo feito em “outras plataformas”, embora não indique quais plataformas estão incluídas.
A tecnologia de identificação também foi aplicada aos vídeos do TikTok compartilhados em outras plataformas, permitindo que os usuários vejam “quando, onde e como o conteúdo foi feito ou editado”, de acordo com o comunicado.
Além disso, o TikTok disse que fez uma parceria com a Mediawise para lançar uma dúzia de vídeos sobre literacia mediática ao longo do ano e vai lançar uma campanha separada sobre a identificação de IA e conteúdo enganoso.
(Com Forbes Internacional/Cailey Gleeson)