A Talkdesk, empresa unicórnio de ADN português de software na cloud para contact centers de empresas inovadoras, anunciou o fecho da série D de financiamento.
A tecnológica angariou 230 milhões de dólares (cerca de 195 milhões de euros) e é agora avaliada em mais de 10 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros), sendo considerada uma das empresas privadas mais valiosas no setor de Software as a service (SaaS) e na indústria de software.
Os responsáveis da empresa referem que este novo financiamento irá impulsionar a segunda década de crescimento da Talkdesk, uma vez que a empresa continua concentrada em expandir a sua presença a nível internacional, “liderando em inovações de produtos de Customer Experience (CX), fornecendo um serviço de atendimento ao cliente meticuloso e detalhado e criando equipas diversificadas, equitativas e inclusivas”.
Este novo financiamento irá impulsionar a segunda década de crescimento da Talkdesk.
Tiago Paiva, fundador e Chief Executive Officer da Talkdesk, refere que “para muitas organizações, o contact center está a tornar-se, rapidamente, um motor de resultados de negócios tangíveis e um trunfo para os atingir, e a Talkdesk tem vindo, desde a sua fundação, a desafiar o status quo e a habitual forma de atuação da indústria para tornar isto uma realidade. Estamos gratos pela confiança contínua na nossa estratégia e cada dia mais determinados sobre a nossa capacidade única de ajudar as empresas a proporcionarem experiências memoráveis aos clientes”.
A notícia do fecho deste investimento acontece quase em simultâneo à divulgação pela Forbes da lista das maiores empresas de Cloud do munco, na qual a Talkdesk figura no 17º lugar do ranking.
Equipa de liderança executiva cresce com primeira CFO da empresa da empresa.
Entretanto, a nomeação de Sydney Carey, especialista na indústria de SaaS, acaba por ser também um reflexo do amadurecimento corporativo da Talkdesk, tornando a empresa única na indústria tecnológica, uma vez que metade dos cargos na equipa de liderança executiva são agora ocupados por mulheres.
Carey junta-se após liderar com sucesso uma oferta pública inicial (IPO) na Sumo Logic. A sua experiência financeira e operacional inclui funções executivas e de membro do conselho administrativo em contabilidade, planeamento financeiro, fusões e aquisições, relações com investidores, tesouraria, instalações, compliance e operações de TI/negócios.
Os 230 milhões de dólares angariados valorizam a tecnológica acima dos 10 mil milhões de dólares, colocando a Talkdesk entre as empresas privadas mais valiosas no setor de SaaS (Software as a Service).
“Estou orgulhosa de me juntar à Talkdesk neste momento crucial da empresa. Algumas das experiências mais gratificantes da minha carreira têm-se centrado em ajudar empresas inovadoras de rápido crescimento, como a Talkdesk, a gerir a aceleração, a escalar eficazmente para responder às mudanças que o negócio exige e a formalizar operações. Junto-me a uma equipa executiva brilhante e estou ansiosa por trabalhar ao lado de cada um destes líderes para levar a empresa na sua próxima década de crescimento transformacional,” adianta Sydney Carey, Chief Financial Officer da Talkdesk.
Antes da experiência na Sumo Logic, Sydney assumiu funções como CFO em várias empresas de rápido crescimento, como são exemplo a Duo Security (adquirida pela Cisco), a Apptus e a MangoDB.
Adicionalmente, trabalhou também como presidente executiva e CFO na TIBCO Software, uma empresa de software pública e multimilionária.
Atualmente, Sydney é também membro do executive board da Asana, a plataforma digital líder para a gestão de equipas.
Mais de 30 inovações de produto
Nos últimos dois anos, a Talkdesk introduziu no mercado mais de 30 inovações de produto, abriu operações na Austrália, no Brasil, no Canadá, em França, na Alemanha, na Irlanda, em Itália, no México, nos Países Baixos, no Sudeste Asiático e em Espanha.
Além disso, expandiu o seu ecossistema de revendedores, distribuidores de cloud, alianças estratégicas e parcerias de mercado AppConnect a mais de 300 parceiros contratados e milhares de subagentes. Duplicou o número de colaboradores para quase 2.000 e nomeou Laura Butler como a primeira chief human resources officer.
Desde a sua fundação, a Talkdesk angariou um total de 498 milhões de dólares em financiamento.
Esta recente ronda de financiamento, onde participaram novos investidores estratégicos – Whale Rock Capital Management, TI Platform Management, e Alpha Square Group – e investidores já existentes – Amity Ventures, Franklin Templeton, Top Tier Capital Partners, Viking Global Investors e Willoughby Capital – realça a confiança na posição que a empresa ocupa no mercado, assim como na sua tecnologia e no papel estratégico que a sua aplicação aos contact centers desempenha no fornecimento de experiências excecionais aos clientes. Desde a sua fundação, a Talkdesk angariou um total de 498 milhões de dólares em financiamento, algo como 423 milhões de euros.
Em abril, a Talkdesk lançou o Talkdesk Workspace, a primeira interface personalizável para equipas de contact center, e o Talkdesk Builder, um conjunto de ferramentas para personalização entre espaços de trabalho, encaminhamento, relatórios e integrações.
Em junho, a empresa revelou o Talkdesk Financial Services Experience Cloud TM e o Talkdesk Healthcare Experience Cloud TM, as primeiras soluções de contact center propositadamente construídas para as necessidades específicas dos serviços financeiros e dos cuidados de saúde, respetivamente.
Como parte da sua busca para revolucionar o mercado dos centros de contacto e automatizar 80% das interações com os clientes, a Talkdesk também introduziu a primeira ferramenta human-in-the-loop da indústria para contact centers e continua a baixar a barreira à adoção de soluções de inteligência artificial.