A China é um dos países do mundo com maior atividade de empreendedorismo ao nível de statups tecnológicas. Cerca de 80% dos unicórnios (empresas privadas que atingem a valorização de mil milhões de dólares) no mundo – que já atingem a marca dos 1.241 – são oriundas dos Estados Unidos e da Ásia.
O mercado chinês é também detentor de alguns dos mais valiosos unicórnios no mundo, como a ByteDance, dona do Tik Tok (o seu fundador, Zhang Yming é já o segundo homem mais rico da China), que vale 200 mil milhões de dólares (cerca de 179 mil milhões de euros). O segundo unicórnio chinês mais valioso é o Ant Group, que vale 120 mil milhões de dólares (cerca de 107 mil milhões de euros) e a Shein, em terceiro, avaliada em 65 mil milhões de dólares (cerca de 58,3 mil milhões de euros).
Montante financiado caiu 4,7%
A China reclama para si cerca de 16,4% do número global de negócios de financiamento de capital de risco no mundo inteiro, entre janeiro e julho deste ano, o que correspondeu a uma percentagem de 14,9% do montante de financiamento envolvido nas operações.
Assim sendo, é relevante dar conta que, em valor, o financiamento global de capital de risco a startups chinesas tenha caído cerca de 4,7% no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo do ano passado.
No período em análise foram anunciados 1.904 negócios, num montante global de financiamento que atingiu os 22,9 mil milhões de dólares (cerca de 20,5 mil milhões de euros).
Segundo dados divulgados pela GlobalData, multinacional especializada em recolha de dados estatísticos, o mercado chinês financiou empresas no montante global de 21,8 mil milhões de dólares (cerca de 19,5 mil milhões de euros), o que correspondeu a 1.571 negócios. Também o número de operações de financiamento caiu cerca 17,5%, quando comparado com o número de negócios do primeiro semestre do ano passado.
No período em análise foram anunciados 1.904 negócios, num montante global de financiamento que atingiu os 22,9 mil milhões de dólares (cerca de 20,5 mil milhões de euros). Na lista dos negócios mais mediáticos está o financiamento de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,34 mil milhões de euros) à Changxin Technology, a tranche de 1,1 mil milhões de dólares (cerca de 985,4 milhões de euros) recolhida pela IM Motors e o financiamento de mil milhões de dólares (cerca de 895,8 milhões de euros) à empresa Moonshot AI.