A Sonae criou uma unidade de negócio dedicada às empresas com soluções alimentares sustentáveis e saudáveis, a ‘Sparkfood’, tendo já concretizado investimentos no valor de 110 milhões de euros, foi anunciado.
“A Sonae criou uma unidade de negócio, a Sparkfood, para investir na próxima geração de empresas dedicadas a soluções alimentares sustentáveis e saudáveis, tendo já concretizado cinco investimentos que totalizam mais de 110 milhões de euros”, indicou, em comunicado, o grupo.
Este investimento destinou-se à compra de participações em cinco empresas e ‘startups’ (empresas com rápido potencial de crescimento económico) do Reino Unido, Alemanha, Itália e França.
A ‘Sparkfood’ opera e investe através das plataformas Alternative.s e Ingredient.s, sendo que a primeira é um fornecedor europeu de alternativas às proteínas animais, enquanto a segunda fornece ingredientes para os setores da saúde e bem-estar, sistemas alimentares e nutrição animal.
Esta nova área de negócio tem também “um braço de ‘venture capital’” (Venture.s), destinado ao investimento em expansões que vão trazer “inovação para ambas as plataformas”, em áreas como produtos, tecnologias e soluções.
A Sonae totalizou 135 milhões de euros de lucro nos primeiros nove meses do ano, uma descida de 35,7% face a igual período do ano anterior.
Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Sonae recuaram 0,84% para 0,95 euros.
Lusa