A gestão dos sistemas de transportes públicos varia de país para país, de cidade para cidade e até entre operadores. No entanto, há um ponto em comum entre quase todas as operadoras de transporte público. É que todas têm de enfrentar desafios para gerir e integrar na sua operação, várias plataformas tecnológicas: gestão de horários, motoristas, serviços oferecidos e informações ao público; emissão de bilhetes através de diferentes canais (bilheteiras, máquinas de venda automática, apps, website); pagamentos recebidos (cartões de crédito/débito, carteiras digitais); e emissão de faturas e recibos.
A start-up Ubirider desenvolveu a plataforma Pick que combina todas estas funções num ambiente digital integrado, permitindo economizar tempo e custos, mas também permite melhorar a eficiência, uma vez que integra, relaciona e gere todos os dados da operação numa única aplicação.
A Ubirider é ums start-up, cuja incubadora foi a UPTEC, no Porto.
A Pick inclui, também, um sistema para gestão de pagamentos, que permite aos passageiros comprar viagens que envolvam diferentes serviços de mobilidade (multimodal), através de pagamento agregado que é imediatamente distribuído pelos operadores envolvidos, reduzindo as fricções de pagamento e tempo para os passageiros e os custos e encargos administrativos para os operadores.
A Pick oferece às operadoras e agências de transporte tecnologias de pagamentos contactless, como o Tap-on-Phone, que é uma tecnologia de software segura e com certificação PCI, que transforma um smartphone num terminal de pagamento mais simples, rápido e acessível do que os sistemas tradicionais que são baseados em hardware pesado e caro.
Trevo e Fertagus
Em julho do ano passado, em parceria com a Mastercard, a Ubirider implementou na cidade de Évora a primeira aplicação de trânsito de Tap-on-Phone incorporada na sua app para motoristas, Pick Driver, que permitiu de forma imediata a aceitação de pagamentos contactless a bordo dos autocarros operados pela Trevo. Uma forma rápida e fácil de proporcionar maior conforto e conveniência aos utilizadores, através de uma experiência de pagamento de última geração.
A tecnologia criada pela Ubirider transforma um smartphone num terminal de pagamento mais simples, rápido e acessível do que os sistemas tradicionais que são baseados em hardware pesado e caro.
Também através da parceria da Mastercard com a Ubirider, a Fertagus, operadora dos comboios suburbanos da área metropolitana de Lisboa, que movimenta mais de 2,8 milhões de passageiros por mês, também adotou a plataforma Pick, por onde passaram, nos primeiros dez meses, mais de 30% das vendas de bilhetes, numa demonstração de adesão por parte dos utilizadores, que consideram a aplicação útil e fácil de navegar.
Acordo a nível global
A Mastercard e a Ubirider decidiram agora alargar o alcance deste projeto, tendo, para o efeito, estabelecido um acordo para, em conjunto, disponibilizarem a nível global soluções digitais inovadoras de pagamento e emissão de bilhetes para agências e operadores de transportes públicos.
A plataforma MaaS Pick, que compreende aplicações móveis, software cloud e portais web, incorpora tecnologias de pagamento de última geração que beneficiam os utilizadores, ao nível da conveniência e da simplicidade, e os operadores ao nível da eficiência, da redução de custos e da qualidade de serviço.
“A Mastercard trabalha com parceiros em todo o mundo para desenvolvido soluções inovadoras para a mobilidade urbana. A parceria com a Ubirider tem esse propósito porque as soluções digitais e multimodais que desenvolve enquadram-se na nossa visão e porque a plataforma Ubirider oferece uma resposta direta às necessidades de utentes e operadores de transporte”, refere Chapin Flynn, vice-presidente sénior de transporte e mobilidade da Mastercard.
“Estamos muito entusiasmados por continuarmos a impulsionar inovações significativas em todo o espectro da mobilidade urbana com a equipa da Ubirider”, afirma Chapin Flynn, vice-presidente sénior de transporte e mobilidade da Mastercard.
“Já trabalhamos com a Mastercard há algum tempo em Portugal. Este acordo é fruto de casos de sucesso que temos alcançado em conjunto, mas também da convicção de que a nossa plataforma de mobilidade digital como serviço, Pick, está pronta para competir com sucesso em todo o mundo”, disse Paulo Ferreira dos Santos, CEO e Fundador de Ubirider.
“A relação com a Mastercard permite que a Ubirider continue a incorporar as tecnologias de pagamentos mais avançadas e permite-nos um alcance global em termos de oportunidades de mercado”, salienta o CEO da Ubirider.
“O nosso foco é melhorar tudo o que envolve a oferta de transportes, o que inclui, para além da significativa melhoria da experiência de utilização, mais integrada e mais simples para os indivíduos, a possibilidade de capacitarmos cidades, municípios e operadores de transporte público a obterem informações valiosas sobre as tendências de viagens e tornar mais ágil o processo de decisão para ajustar a oferta da rede às reais necessidades dos cidadãos e das empresas, ao mesmo tempo que as operações se tornam mais eficientes e sustentáveis.”, aponta Paulo Ferreira dos Santos
A app Pick Hub da Ubirider, está disponível na App Store da Apple e no Google Play e permite aos utilizadores planearem as suas viagens porta-a-porta, pagarem os respetivos bilhetes e viajarem para todos os destinos, em qualquer lugar, usando a melhor combinação de transporte.