Nos Jogos Olímpicos de verão em Paris, alguns dos cerca de 600 atletas da equipa dos EUA são “especiais”, já que incluem um bilionário, dois filhos de bilionários e um genro de um bilionário (Bill Gates, cofundador da Microsoft) que competirá pelo Egipto.
Um bilionário
LeBron James é o único bilionário a competir nas Olimpíadas, fazendo parte de uma equipa de basquete masculino dos EUA repleta de estrelas (James ganhou 118,98 milhões de euros dentro e fora do recinto entre maio de 2023 e maio de 2024, de acordo com a Forbes). A equipa masculina americana enfrenta o Sudão do Sul na quarta-feira.
Outro bilionário
Jessica Pegula, filha do proprietário do Buffalo Bills e do Buffalo Sabres, e do magnata do petróleo Terry Pegula (6,28 mil milhões de euros, segundo a Forbes), compete em ténis em pares feminino, onde foi emparelhada com Coco Gauff.
Pegula, a sexta tenista do mundo, também compete no ténis individual feminino, defrontando a ucraniana Elina Svitolina na segunda ronda. Essa ronda foi já disputada e a norte-americana foi eliminada.
Ainda outro
Emma Navarro, filha do ex-vice-presidente do Citigroup Ben Navarro (1,38 mil milhões de euros), também vai competir pela equipa nacional feminina de ténis dos EUA, defrontando a chinesa Qinwen Zheng na quarta-feira, na terceira ronda do torneio individual feminino.
E um genro de um bilionário
Nayel Nassar, genro de Bill Gates (121,64 mil milhões de euros), vai competir nos Jogos de verão pela equipa de hipismo da Team Egypt, uma prova em que a mulher de Nassar, Jennifer Gates Nassar, também participou, embora não se tenha qualificado para os Jogos Olímpicos.
Outros que não se qualificaram
Georgina Bloomberg, filha do bilionário Mike Bloomberg (96,74 mil milhões de euros), Karl Cook, filho de Scott Cook (5,82 mil milhões de euros) e Jessica Springsteen, filha do músico Bruce Springsteen (1,02 mil milhões de euros) não se qualificaram para a equipa equestre dos EUA.
Atletas de ouro
Alguns dos atletas mais bem pagos que competem nos Jogos de verão de Paris são também alguns dos maiores nomes do basquetebol profissional, do ténis e do golfe, liderados por James, quatro vezes campeão da NBA. Atrás de James estão o avançado grego Giannis Antetokounmpo (102,54 milhões de euros, segundo a Forbes) e Steph Curry, da equipa dos EUA (94,26 milhões de euros). No golfe olímpico, a estrela espanhola Jon Rahm lidera o grupo com 201,33 milhões de euros, tanto no campo como fora dele, à frente do irlandês Rory McIlroy (76,69 milhões de euros) e de Scottie Scheffler (56,34 milhões de euros) da equipa dos EUA.
$37,500/34.398 euros. É este o valor que o Comité Olímpico e Paraolímpico dos EUA atribui a cada atleta da Equipa dos EUA que ganhe o ouro. Os atletas da Equipa dos EUA receberão 20.789 euros por cada medalha de prata e 13.859 euros por cada medalha de bronze. Além do pagamento, o comité dos EUA também oferece aos atletas americanos e aos seus dependentes um pacote de cuidados de saúde, incluindo visão, terapia, serviços de saúde mental e acesso a clínicas de medicina desportiva.
Brian Bushard/Forbes Internacional