A Absolut Vodka, que pertence ao universo Pernod Ricard, o segundo maior produtor de vinhos e bebidas espirituosas do mundo, anunciou que será a primeira marca deste tipo de bebidas, com presença global, a comercializar o seu produto em garrafas de papel de molde único, inicialmente no Reino Unido. Após alguns testes experimentais, em festivais no Reino Unido e na Suécia, a empresa decidiu avançar com esta solução, que representa um marco significativo na estratégia da marca para criar uma garrafa totalmente biológica e que contribua para a redução das emissões de dióxido de carbono.
A garrafa será testada com Absolut Vodka, que tem um teor de álcool de 40%, e a ideia é perceber como será transportada, e como os consumidores percepcionam esta nova solução. A nova embalagem vai manter a forma da emblemática garrafa do Absolut Vodka, e vem complementar a sua gama, não substituí-la.
Estas primeiras garrafas terão 57% de papel, com uma barreira integrada de plástico reciclável, podendo o consumidor fazer a reciclagem a partir do seu lixo doméstico normal.
As garrafas de papel de molde único terão capacidade para 500 mililitros e serão vendidas em mais de 20 lojas Tesco, na região de Manchester, já este verão. Estas primeiras garrafas terão 57% de papel, com uma barreira integrada de plástico reciclável, podendo o consumidor fazer a reciclagem a partir do seu lixo doméstico normal.
A marca afirma que, embora as garrafas de vidro normal sejam também recicladas, as de papel são oito vezes mais leves e mais fáceis de transportar, o que as torna ideais para festejos fora de casa, como é o caso dos festivais de verão.
Criado em 1975, através da fusão da Ricard e da Pernod, o grupo faturou cerca de 8,8 mil milhões de euros no ano fiscal de 2021, e detém 16 das 100 marcas Top 100 Spirits, como a Absolut Vodka, a Ballantine’s, a Chivas Regal, a Havana Club Rum, a Beefeater Gin e a Malibu Licor, só para nomear alguns.