Apesar das inúmeras dificuldades sentidas na economia mundial em 2023, os 20 gigantes mundiais especializados na área dos pagamentos – digitais e físicos -, conseguiram obter um crescimento de 3,5% das suas receitas globais, revela um estudo da GlobalData, multinacional especializada na recolha e análise de dados. O montante atingiu assim os 236 mil milhões de dólares (cerca de 220,5 mil milhões de euros), com o top 4 a ser dominado por empresas norte-americanas. American Express, Visa, Paypal e Mascard são as quatro primeiras, e juntas agregam 65% do valor total das receitas das 20 maiores empresas. O crescimento conjunto do negócio destas quatro maiores companhias alcançou os 10%. Outras mais pequenas, como a Wise, a Nuvei e a Block registaram crescimentos acima dos 20%
Assim, o top 20 é dominado pela gigante American Express, que gerou receitas de 65,4 mil milhões de dólares (cerca de 61,1 mil milhões de euros em 2023), um valor que representa um crescimento de 20,2% face a 2022. A Visa, em segunda posição, fatura cerca de metade da primeira, ficando-se pelos 32,7 mil milhões dólares (30,5 mil milhões de euros) em 2023, num crescimento de 11,4%.
Paypal cresceu menos do que as duas primeiras
A também norte-americana Paypal registou um volume de negócios de 29,8 mil milhões de dólares (cerca de 27,8 mil milhões de euros), mas cresceu apenas 8,2% face a 2022. A Mastercard cresceu 25,1% e está agora na fasquia dos 25 mil milhões de dólares (cerca de 23,3 mil milhões de euros) e a Block posiciona-se na ordem dos 21,9 mil milhões de dólares (cerca de 20,4 mil milhões de euros), com um acelerado incremento de 21,9%.
A britânica Wise, com uma faturação de 1,8 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) e a canadiana Nuvei, com 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) de receitas, apesar de pequenas face às gigantes mundiais no topo do ranking, foram as duas que maior crescimento registaram. A Wise acrescentou quase 48% às suas receitas e a Nuvei 41,1%.
A receita da Wise cresceu esta percentagem impulsionada por uma expansão no número de clientes e no volume de transações, disse a propósito Murthy Grandhi, analista da GlobalData. “O seu número de clientes ativos aumentou 29% para 12,8 milhões, com 5,4 milhões de novos clientes a aderirem e a realizarem a sua primeira transação transfronteiriça. Este aumento de clientes levou a um crescimento de 13% nos volumes transfronteiriços”, diz o mesmo especialista.
A britânica Wise e a canadiana Nuvei, apesar de pequenas face às gigantes mundiais no topo do ranking, foram as duas empresas que maior crescimento registaram.
Por outro lado, o crescimento da Nuvei pode ser atribuído ao crescimento orgânico das receitas impulsionado pelo maior volume de comércio eletrónico e pela aquisição da Paya Holdings, um fornecedor de soluções integradas de pagamento e comércio.
No caso da Block, empresa de pagamentos digitais, o crescimento de 25% da receita foi o resultado de maiores volumes brutos de pagamentos nos negócios Square e Cash App e também pelas vendas de bitcoin.
Conheça a seguir a lista completa:
