O novo Governo aprovou recentemente medidas destinadas às jovens, até aos 35 anos, nomeadamente no que diz respeito à compra de casa. Falamos de medidas como a isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), do Imposto de Selo e de emolumentos na compra da primeira casa. O Estado também aprovou um decreto-lei para criar uma garantia pública de até 15% do valor da transação, nos imóveis até 450 mil euros, com vista à viabilização de concessão de crédito à primeira habitação própria e permanente para esta faixa etária, medida esta que entrou em vigor a 1 de agosto deste ano.
Comprar uma casa é um passo grande, e não deve ser feito com pressa. Tire o tempo necessário para visitar diferentes imóveis, conhecer várias zonas e refletir sobre as suas escolhas.
Para muitos, esta foi uma excelente oportunidade para comprar a sua primeira casa, processo que pode ser muito desafiante, sobretudo para aqueles que ainda pouco conhecem do mercado imobiliário. O portal Imovirtual avançou com um conjunto de dicas que ajudam os primeiros compradores a estabelecer um guião daqueilo que precisam estar atentos, desde a escolha do crédito habitação a toda a preparação financeira.
Conheça as cinco dicas essenciais para que o processo corra bem:
1 – Deverá estabelecer um orçamento realista
O primeiro passo é sempre definir com clareza quanto pode gastar. Para além da entrada e das prestações mensais, lembre-se de incluir impostos e outros custos associados. Ao planear antecipadamente, poderá iniciar a sua procura de forma mais segura e focada.
2 -Deverá criar uma lista de prioridades
Escolher um imóvel envolve, muitas vezes, abdicar de certas características. Saber o que é realmente importante — seja a localização, os acessos ou a proximidade do local de trabalho — vai ajudá-lo a tomar decisões mais rápidas e acertadas. Ter uma lista de prioridades consigo pode ser a chave para simplificar o processo.
3 – É fundamental explorar cuidadosamente as opções de financiamento
Sendo o crédito habitação uma parte essencial deste processo, torna-se importante comparar as várias opções de créditos a considerar as novas medidas de apoio ao jovem. Sugerimos que comece com esta pesquisa no início do processo assim já sabe em média quanto tem para investir.
4 -Deverá preparar um fundo de emergência
Ter uma reserva financeira pode dar-lhe a tranquilidade necessária para enfrentar eventuais contratempos sem prejudicar a sua estabilidade.
5 -Terá de dedicar tempo ao processo
Comprar uma casa é um passo grande, e não deve ser feito com pressa. Tire o tempo necessário para visitar diferentes imóveis, conhecer várias zonas e refletir sobre as suas escolhas. Esta pesquisa cuidada irá garantir que toma uma decisão bem informada.