O desafio vínico lançado pelo Rocim, que junta enólogos e sommeliers na produção de vinhos únicos, com caraterísticas distintas, foi abraçado agora por Filipe Wang. Depois das edições anteriores terem contado com Rodolfo Tristão, Marco Alexandre, Ricardo Dias, Arnaud Vallet (Vila Joya) – e fora de portas, o Rocim também criou edições especiais no Luxemburgo, com Dominic Rizzi e na Polónia, com Pawel Bialeck –, o mais recente “Sommelier Edition” do Rocim tem a chancela de Filipe Wang, sommelier do ano 2024, que juntou a sua experiência na restauração ao trabalho de vinha de Pedro Ribeiro.
Proveniente de parcelas da Vinha da Micaela, da qual sai um dos vinhos premium da Rocim, com o mesmo nome é, por isso, uma edição com um custo mais elevado que as anteriores, 30 euros a garrafa. “Foi um desafio lançado pelo Pedro, e aceitei sem hesitação. O vinho aproxima e une as pessoas. Este vinho acaba por ser uma homenagem à nossa amizade”, refere Filipe Wang.
O Sommelier Edition by Filipe Wang é um blend de várias parcelas, tendo como principais castas Moreto, Trincadeira, Tinta Grossa e Alicante Bouschet.
Para ser servido entre 14 e 16 graus, o sommelier aconselha este vinho para “acompanhar uma refeição, por exemplo carne de porco à Alentejana”. “Todas as amostras que selecionei para este lote são oriundas da Vinha da Micaela, portanto, este vinho teria de ter um posicionamento mais elevado que as edições anteriores de sommelier Editions”, refere.
“O Filipe Wang selecionou as castas que conduziram a um vinho de guarda que pode crescer imenso nos próximos 10 anos. Apresenta uma frescura e elegância fora de série, e menos estruturado que um “típico” vinho tinto do Alentejo. É mais uma edição que vai marcar, estou certo! Vai reforçar a importância desta ideia que lançamos em 2015, de criar vinhos em conjunto com os profissionais que os sugerem aos clientes”, adianta Pedro Ribeiro, enólogo e administrador do Rocim.
Esta é a ficha técnica deste vinho: