A Assembleia-Geral de Acionista da CIDE Servicios Comerciales S.L. (proprietária de 100% da CHC Energía) aprovou a aquisição, por parte da Repsol, de 50,01% do capital da elétrica espanhola CHC Energía.
A Repsol adquire uma das principais comercializadoras de eletricidade e gás em Espanha, com um amplo posicionamento em zonas rurais e pequenos municípios.
Para a CHC Energía, sétimo operador espanhol de energia, a entrada de Repsol representa uma consolidação do crescimento da empresa e a possibilidade de desenvolver novos produtos, que permitam aumentar as possibilidades comerciais.
Uma das chaves do projeto serão os 146 estabelecimentos comerciais, localizados em zonas rurais, e que terão papel fundamental na criação de valor acrescentado, que é possível através de uma estratégia de proximidade e de tratamento personalizado dos clientes.
O acordo confirma que se mantém a equipa de direção, a divisão por partes iguais no Conselho de Administração, e a independência dos sistemas operativos e do back office.
Para a Repsol, este novo acordo representa mais um passo na estratégia de diversificação e consolidação do seu modelo, enquanto empresa multienergética, passando a elevar a sua quota de mercado elétrico de 4,9% para 6,6%.
Assim, a Repsol espera terminar o ano com 2.700 MW de capacidade instalada de geração renovável, e desde 1 de abril, tem disponível uma oferta de multienergia em Espanha, apresentando-se como um único fornecedor capaz de satisfazer todas as necessidades energéticas dos seus clientes (combustível, eletricidade, calefação, solar ou mobilidade elétrica).
Além disso, com esta aquisição, a Repsol soma os 350.000 de clientes da CHC Energía à sua carteira e alcança, desde já, o objetivo definido no seu Plano Estratégico 2021-2025 de 2 milhões de clientes de luz e gás, aumentando a sua expansão geográfica na Península Ibérica. A Repsol consolida-se como o quarto operador de mercado em Espanha, no que diz respeito ao número de clientes de eletricidade.
O Diretor-geral de Clientes da Repsol, Valero Marín, explicou que “a aquisição de 50,01% da CHC Energía reforça o nosso compromisso em disponibilizar uma oferta energética múltipla e de qualidade a todas as casas e empresas da Península Ibérica. Também, demonstra a nossa aposta de proximidade aos clientes, ao incorporarmos cerca de 150 novos estabelecimentos comerciais de venda e atendimento ao cliente, especialmente em zonas rurais.”
Para Gerardo Cuerva, Presidente da CIDE Servicios Comerciales, proprietária de 100% da CHC Energía “a conclusão desta operação representa o êxito do investimento que realizámos em 2021, com a aquisição de 100% da comercializadora. A partir de agora, graças à estrutura e solidez de uma empresa como a Repsol, ajudar-nos-á a ser mais competitivos e a oferecer novas soluções energéticas ao utilizador final, que permitam satisfazer as suas necessidades num novo contexto de mercado.”
Por fim, Mariola Martínez, Diretora-geral da CHC Energía, afirmou que “este acordo representa um grande passo para a CHC Energía. A incorporação da Repsol na estrutura acionista da sociedade representa um salto no nosso crescimento, em particular no desenvolvimento de novos produtos e serviços para ampliar a proposta de valor aos nossos clientes, mantendo a nossa marca e identidade próprias e fortalecendo a estrutura financeira e de gestão, para abordar com sucesso o plano de crescimento da empresa”.
A empresa não divulgou o valor da compra, estimando-se, contudo, que valha entre 150 e 200 M€.