A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, será agraciada no dia 18 de novembro, com o título de Doutora Honoris Causa pelo Institut Catholique de Paris (ICP).
Será a primeira mulher a receber a distinção por esta universidade.
Isabel Capeloa Gil é Reitora da UCP desde 2016 e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas desde 2018. Em 2019 recebeu o título de Doutor Honoris Causa por Boston College, nos EUA. Nos 156 anos da universidade, foi a primeira oradora não-americana de uma cerimónia de graduação (Commencement Speech).
O Institut Catholique de Paris, fundado em 1875, é uma das mais prestigiadas universidades francesas. Conhecido como “La Catho”, compreende várias faculdades (Teologia e Ciências Religiosas, Direito Canónico, Filosofia, Letras, Ciências Sociais e Económicas, Educação e outras).
Entre os Doutores Honoris Causa do ICP contam-se Amartya Sen, René Girard e Jacques Delors.
O grau de Doutor Honoris Causa é atribuído a personalidades eminentes que se tenham distinguido na atividade académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política, ou que tenham prestado altos serviços à Universidade, ao país ou à Humanidade.