O mundo do futebol continua a movimentar multidões de fãs, mas também receitas milionárias com as equipas e jogadores a aumentarem casa vez mais o seu pé-de-meia. A Forbes fez as contas e apresenta a lista dos clubes de futebol mais valiosos do mundo, na qual, é o Real Madrid quem lidera.
A equipa espanhola vencedora da La Liga, que tem estrelas como Vinicius Jr, foi a equipa que gerou mais receitas (873 milhões de dólares) e ganhou a Liga dos Campeões em cinco dos últimos nove anos. Os patrocinadores podem contar com a presença da equipa no ecrã perante centenas de milhões de fanáticos do futebol durante muitos dos grandes jogos, razão pela qual o Real Madrid ganha uma média de 205 milhões de dólares por ano com os patrocinadores das suas camisolas, o valor mais elevado no futebol, de acordo com a Football Benchmark.
Em termos de receitas de patrocínios, não muito atrás, estão outras equipas que normalmente se qualificam para a Liga dos Campeões: Barcelona (189 milhões de dólares), Paris Saint-Germain (158 milhões de dólares), Arsenal (158 milhões de dólares), Manchester United (154 milhões de dólares), Manchester City (152 milhões de dólares), Chelsea (126 milhões de dólares) e Bayern de Munique (119 milhões de dólares).
Na Premier League, o Newcastle United, o Aston Villa e o Fulham FC aumentaram as receitas dos patrocinadores com novos acordos para a frente das camisolas que tiveram início na época de 2023-24. O Newcastle ganhou dinheiro com um novo acordo com a Sela, no valor de cerca de 30 milhões de dólares por ano durante três anos, quatro vezes mais do que a equipa recebia anteriormente da Fun88. O acordo de 15 milhões de dólares por ano do Aston com a BK8 mais do que duplicou o seu anterior patrocínio com a Cazoo, e o acordo de 12,5 milhões de dólares do Fulham com a SBOTop é 66% superior à sua anterior taxa de patrocínio da W88.
Apesar da quebra de velocidade nas receitas das transmissões europeias, em média, uma equipa de futebol vale agora 2,3 mil milhões de dólares, um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior. As equipas europeias são, desde há muito, marcas globais que os investidores desejam. As receitas das 30 equipas foram, em média, de 397 milhões de dólares, ou seja, mais 3% do que no ano passado. Mas o rendimento operacional foi, em média, de 36 milhões de dólares, mais 57% do que no ano anterior. Uma das razões para o aumento da rentabilidade foi o facto de várias equipas europeias terem mantido os salários dos jogadores durante a época de 2022-23 sensivelmente iguais aos do ano anterior e de algumas, como o Manchester United, o Inter de Milão e a Juventus, terem reduzido significativamente as despesas com os jogadores.
Este valores poderão ficar ainda mais atrativos a partir do próximo ano, quando começar o novo formato da Liga dos Campeões. O número de equipas passará de 32 para 36 e o número de jogos aumentará de 125 para 189. Em consequência, a UEFA previu um aumento de um terço nas receitas televisivas.
Aqui fica a lista das 10 equipas de futebol mais valiosas do mundo em 2024:
1. Real Madrid
Valor: 6,6 mil milhões de dólares
Variação no ano: 9%
Proprietários/acionistas: Sócios do clube
Liga: La Liga Espanhola
2. Manchester United
Valor: 6,5 mil milhões de dólares
Variação no ano: 9%
Proprietários/acionistas: Família Glazer e Jim Ratcliffe
Liga: Premier League Inglesa
3. Barcelona
Valor: 5,6 mil milhões de dólares
Variação no ano: 2%
Proprietários/controladores: Sócios do clube
Liga: La Liga Espanhola
4. Liverpool
Valor: 5,3 mil milhões de dólares
Variação no ano: 2%
Proprietários/acionistas: John Henry e Tom Werner
Liga: Premier League Inglesa
5. Manchester City
Valor: 5,1 mil milhões de dólares
Variação de no ano: 2%
Proprietário/acionista: Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan
Liga: Premier League Inglesa
6. Bayern de Munique
Valor: 5 mil milhões de dólares
Variação no ano: 3%
Proprietários/acionistas: Sócios do clube
Liga: Bundesliga Alemã
7. Paris Saint-Germain
Valor: 4,4 mil milhões de dólares
Variação no ano: 4%
Proprietário/acionista: Qatar Sports Investments
Liga: Ligue 1 Francesa
8. Tottenham Hotspur
Valor: 3,2 mil milhões de dólares
Variação no ano: 14%
Proprietários/acionistas: Joseph Lewis Family Trust e Daniel Levy
Liga: Premier League Inglesa
9. Chelsea
Valor: 3,1 mil milhões de dólares
Variação no ano: 1%
Proprietários/acionistas: Todd Boehly e Clearlake Capital
Liga: Premier League Inglesa
10. Arsenal
Valor: 2,6 mil milhões de dólares
Variação no ano: 15%
Proprietário/acionista: Stanley Kroenke
Liga: Premier League Inglesa
(Com Forbes Internacional/Mike Ozanian e Justin Teitelbaum)