O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) pretende que o Vinho do Porto seja visto como adequado a momentos descontraídos e não apenas a ocasiões de pompa.
Nesse sentido e aproveitando o Dia Nacional do Cocktail, que acontece a 18 de maio, este organismo convidou José Mendes, Manager do Torto Bar para criar um cocktail com Vinho do Porto que demonstre, precisamente, a versatilidade deste néctar e a sua aptidão para momentos informais.
Vimaranense habituado a desconstruir, descomplicar e desafiar os paladares mais exigentes, José Mendes foi o vencedor do prémio Jovem Talento em 2018 e vencedor do World Class em 2019, tendo concebido duas propostas que dão a conhecer novas formas de consumir o Vinho do Porto e “cortar” a sua associação a festividades solenes a que normalmente está associado.
Uma dessas propostas é o Gomo, especialmente criado para preparar o paladar para uma refeição, onde a base é um Porto Branco Seco. Uma segunda opção, a Baga, surge para terminar uma refeição, com um Porto Tawny 10 anos.
Esta é a composição dos cocktails sugeridos por este especialista
Gomo
Porto Branco Seco
Tangerina
Flor de laranjeira
Baga
Porto Tawny 10
Aguardente Velha Portuguesa
Romã
Chocolate Negro
Noz
“Através do apelo direto ao consumo moderado, concentrando as mensagens num discurso leve, claro e mobilizador, convocamos o público mais jovem, implementando a bebida em ambientes mais cosmopolitas e descontraídos e, ao mesmo tempo, demonstramos a qualidade e variedade dos Vinhos do Porto e também do Douro, consolidando o reconhecimento das marcas junto do consumidor”, refere Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.