As marcas das companhias aéreas de todo o mundo começam agora a recuperar do abalo provocado pela pandemia de covid 19, fase em que as companhias sofreram grandes perdas de valor, devido às restrições nas viagens. Contudo, os valores não chegaram ainda aos do pré-pandemia.
Segundo o estudo anual da Brand Finance, consultora multinacional, sobre as marcas de aviação mais valiosas em 2022, a Delta continua a liderar este ranking com um valor de cerca de 7,3 mil milhões de dólares (cerca de 6,6 mil milhões de euros). Este montante representou um crescimento de 27% face à avaliação de 2021 – ano em que as 50 maiores marcas perderam um valor conjunto de 35 mil milhões de dólares (cerca de 32 mil milhões de euros. A líder norte-americana apostou em medidas para manter a fidelidade dos seus clientes, numa altura de pouca procura. Além disso, criou seis novas ligações transatlânticas e novos parceiros na Europa. Está ainda a investir em soluções alternativas, como o hidrogénio, para reduzir as emissões de carbono.
A espanhola Ibéria, na trigésima primeira posição, foi a marca que mais cresceu de valor, registando um incremento de 36% face a 2021.
Os primeiros três lugares do top 10 são ocupados por companhias norte-americanas, estando a American Airlines em segunda posição, com uma avaliação de 6,3 mil milhões de dólares (cerca de 5,7 mil milhões de euros), e a United Airlines em terceiros com 5,5 mil milhões de dólares (cerca de 5 mil milhões de euros).
A WestJet é a marca mais forte com rating de AAA-
Paralelamente ao cálculo do valor da marca, a Brand Finance avalia ainda outros parâmetros. Assim, através de um scorecard composto por várias métricas, atribuiu à canadiana o destaque de marca mais forte, com um rating de AAA-, tendo subido 22% para os 600 milhões de dólares (cerca de 547 milhões de euros).
Já a espanhola Ibéria, na trigésima primeira posição, foi a marca que mais cresceu de valor, registando um incremento de 36% face a 2021, atingindo os 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros). A Saudi, com uma avaliação de 500 milhões de dólares (cerca de 456 milhões de euros) é a companhia que mais cresceu no Médio Oriente.
Conheça a seguir o top 10 das marcas das companhias áreas mais valiosas em 2022:
1 – Delta – 7,3 mil milhões de dólares
2 – American Airlines – 6,3 mil milhões de dólares
3 – United Airlines – 5,5 mil milhões de dólares
4 – Emirates – 5 mil milhões de dólares
5 – Southwest Airlines – 5 mil milhões de dólares
6 – Air Canada – 2,5 mil milhões de dólares
7 – Air China – 2,4 mil milhões de dólares
8 – Lufthansa – 2,38 mil milhões de dólares
9 – China Southern – 2,31 mil milhões de dólares
10 – ANA – 2,28 mil milhões de dólares