Segundo o research da empresa de apoio a mudanças de vida, Moving to Spain, Portugal é o melhor país da Europa para se mudar na sua reforma. A empresa, fundada por dois australianos que se mudaram para Espanha e querem apoiar outros estrangeiros a instalar-se no país, criou o Best European Country for Retirement Index, onde analisa diversos fatores que fazem dos vários destinos europeus os melhores locais para viver depois da reforma.
Assim, este estudo distingue Portugal com uma pontuação de7,83 em 10 pontos, seguido de Espanha, com 7,31 pontos, em aex-quo com Itália.
Conheça a seguir as vantagens de cada um:
1 – Portugal – Pontuação de 7,83
O estudo revela que Portugal é um país seguro, com uma população acima dos 65 anos bastante elevada. Com muito sol, praias de boa qualidade e um custo de vida baixo, este é um bom destino para passar a sua reforma. O país é ainda famoso pelos seus vinhos, sobretudo o vinho do Porto, ressalva o estudo. Acrescenta ainda que campos de golfe maravilhosos e lindas paisagens complementam as restantes vantagens.
2 – Espanha – Pontuação de 7,31
Dois países estão em segundo lugar: Espanha e Itália. Espanha tem sido o local favorito para a reforma de americanos e ingleses. A esperança de vida em Espanha é a segunda maior da Europa, logo depois da Suíça, o que resulta de excelentes cuidados de saúde e de fácil acessibilidade aos mesmos. Para os amantes de praia, Espanha é um dos locais com mais praias de bandeira azul no mundo. Espanha é um dos sete países mundiais onde os vistos de reforma estão bem definidos e se conseguem com alguma facilidade.
2 – Itália – Pontuação de 7,31
Os italianos são também um povo com uma elevada esperança de vida e este é um país que atrai muita da população acima dos 65 anos. Os reformados adoram a Itália pelo seu ritmo de vida agradável e fácil, a chamada la dolce vita. Rico em beleza natural, a cultura e a famosa comida italiana são alguns dos atrativos para a fase da reforma.
Conheça, a seguir, o restante top 10:
4 – Grécia – Pontuação: 6,70
5 – Bulgária – Pontuação: 6,39
6 – França – Pontuação: 5,53
7 – Eslovénia – Pontuação: 5,36
8 – Croácia – Pontuação: 5,35
9 – Malta – Pontuação: 5,35
10 – Irlanda – Pontuação: 5,15