Mais de quatro dezenas de submissões de projetos nacionais e internacionais e dez finalistas. São estes os números do primeiro concurso de inovação em biotecnologia Amyris Innovation BIG Impact Award, cujos vencedores serão conhecidos este sábado, na 3ª edição do “Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology”.
Esta iniciativa consiste num concurso de inovação em biotecnologia organizado pela Associação de Antigos Alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, a Amyris Bio Products Portugal e a Delta Cafés.
O prémio Amyris Innovation BIG Impact Award nasce da criação de sinergias entre a associação de antigos alunos da Escola Superior de Biotecnologia e a multinacional Amyris Inc.
As três equipas com melhor classificação, atribuída por uma Comissão Científica e pelas pessoas que participarem no Fórum no dia 9 de outubro, irão receber um prémio monetário financiado pela Amyris Inc.
Ana Leite Oliveira, coorganizadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, refere que “o balanço da participação no concurso é muito positivo”, reiterando a importância cada vez maior que a biotecnologia assume no contexto nacional e internacional.
Já Hugo Choupina, coorganizador e vice-presidente da direção da ALUMNI ESB, reforça “através do Amyris Innovation BIG Impact Award estamos a dar visibilidade e a ajudar projetos de base biotecnológica que podem vir a ter um impacto grande na Sociedade e no Planeta.”
Conferência centrada em quatro temas
Tiago Cravo Hashiguchi (Health policy analyst na OCDE), Chhavi Chauhan (Director of Journal Continuing Medical Education Program) e John Melo (Amyris Inc CEO), serão os oradores principais de uma conferência que se irá centrar em quatro grandes temas: “De uma economia saudável a uma economia da saúde” (onde se irão discutir novas estratégias que promovam sistemas de saúde mais confiáveis e resilientes); ”Lei, Ética e Biotecnologia na IA” (que irá debater os dilemas éticos que surgiram com o progresso impulsionado pelos avanços tecnológicos da Inteligência Artificial); “Literacia científica e desinformação na era das redes sociais” (que abordará a disseminação de desinformação e noções erradas de evidências científicas e as melhores estratégias para combater esse problema crescente na era das redes sociais); e “O Papel da Inovação Aberta no Desenvolvimento Sustentável” (focada na importância da inovação aberta como um veículo para a criação de valor).
A 3ª edição do Biotechnology Innovation Forum: Think Big in Biotechnology será online e irá decorrer a 9 de outubro. Para assistir, basta fazer inscrição gratuita através de formulário online.