A Importrust, plataforma portuguesa especializada na importação de veículos, anunciou o início das suas operações em Espanha, onde pretende acabar o ano com uma equipa de 10 pessoas.
A empresa fundada por António Eça, Pedro Líbano Monteiro e Afonso Pinheiro, baseia desde 2020 a sua proposta de valor na digitalização de todo o processo de importação, o que permite ao comprador efetuar a compra do veículo de forma totalmente online, ao mesmo tempo que oferece um atendimento personalizado mais rápido e transparente, e aumenta a acessibilidade de qualquer comprador nacional ao mercado europeu.
“Este primeiro passo da nossa expansão europeia é sustentado pela nossa missão para os próximos anos: ser o maior facilitador na compra de carros usados na Europa, apoiados na poupança para as famílias através da importação. O objetivo para este primeiro ano em Espanha é ultrapassar os dois mil carros importados”, comenta António Eça, Managing Partner da Importrust.
A Espanha é o 10º maior importador de veículos a nível mundial: a Alemanha lidera o ranking, sendo responsável por 25% do total das importações.
O crescimento do mercado de veículos em segunda mão e o aumento dos preços dos veículos novos impulsionaram a alternativa de importação no país vizinho. Neste contexto, a Importrust estima que os clientes espanhóis, possam vir a beneficiar de uma poupança média de 15% em comparação com a compra de um automóvel no mercado local.
“Vemos um grande potencial no mercado espanhol, verificamos uma tendência crescente de importação de veículos e de procura de opções fora do país. O nosso objetivo é simplificar este processo para os consumidores espanhóis, garantindo uma transparência absoluta e oferecendo uma atenção personalizada em todos os momentos, desde a pesquisa até à entrega do veículo em casa”, afirma Carlos Ron, Country Manager da Importrust em Espanha.
“Com o aumento dos preços dos veículos no mercado local, a importação de automóveis é uma opção extremamente atrativa tanto para particulares como para empresas. Para além da poupança óbvia, esta alternativa oferece vantagens, como uma maior diversidade de equipamentos, mantendo a garantia oficial do fabricante sem sacrificar o orçamento”, argumenta Carlos Ron.
A entrada da Importrust no mercado espanhol acontece em parceria com a CEVA, uma empresa que atua no mercado global de logística.
A Importrust chega a Espanha depois de um trajeto feito em Portugal nos últimos quatro anos. Com mais de 1600 carros importados para clientes portugueses, a empresa terminou o ano de 2023 com um crescimento de 228% no volume de negócios face ao ano anterior. Considerando o menor preço dos veículos importados, a Importrust refere que os seus clientes “beneficiaram de uma poupança de mais de 7 milhões de euros na compra do seu veículo, em comparação com os custos de aquisição no mercado local”.
Apoio de especialistas para lidar com burocracia
A Importrust destaca que apesar da digitalização e da livre circulação de mercadorias na União Europeia terem facilitado “significativamente o processo de importação de veículos”, na prática, “a importação continua a exigir um conhecimento pormenorizado dos regulamentos e procedimentos aduaneiros, pelo que o apoio de especialistas ou consultores é essencial para garantir o cumprimento dos requisitos legais e administrativos”.
No caso da plataforma digital da Importrust, após o utilizador preencher um questionário, indicando o seu orçamento e as especificações do veículo pretendido, no espaço de 24 horas, “o cliente recebe uma proposta completa, transparente e gratuita, sem extras ou condições ocultas, e eliminando quaisquer complicações burocráticas ou logísticas, podendo ter o carro em casa numa questão de semanas”.