O jogo de realidade aumentada, ARcade Sports, desenvolvido por uma equipa portuguesa está nomeado para os “óscares” da realidade aumentada, em Silicon Valley.
Nomeado para a categoria de “Melhor Entretenimento Local” dos Auggie Awards 2023, o jogo desenvolvido pela startup ONTOP Studios compete com experiências produzidas por “pesos pesados” como é o caso da HBO, Sony e LEGO.
Este jogo português já esteve disponível para experimentação por cá, com os espectadores dos cinemas NOS a poderem experimentar três jogos – Morgana, Tiki King e Janus – em arenas dotadas de ecrãs de topo e smartphones Samsung S21FE 5G, através dos quais, graças à tecnologia de realidade aumentada em que os jogos estão assentes, conseguiam ver objetos virtuais no mundo real, mantendo a interação entre as várias pessoas no jogo.
Nesta experiência, o suporte 5G permitiu uma experiência mais real, sem falhas e com um tempo imediato de reação dos equipamentos.
Este projeto é o único português entre os finalistas dos Auggie Awards 2023, da AWE, e irá agora representar o país na cerimónia que terá lugar a 1 de junho em São Francisco, EUA, para celebrar o melhor da realidade aumentada e realidade virtual em todo o mundo.
Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, refere o orgulho que é “representar Portugal para o prémio mais cobiçado em realidade aumentada com o ARcade Sports. Um projeto ambicioso da equipa ONTOP que tem como missão, tornar o mundo real numa plataforma de videojogos. A equipa ONTOP vai marcar presença no festival com uma arena ARcade Sports e claro, seria maravilhoso levar o prémio para casa”.