O atleta português Sandro Baessa conquistou esta manhã no Stade de France a medalha de prata nos 1500m T20 de atletismo nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Com este feito, Portugal já conta com cinco medalhas nesta competição que decorre até domingo.
O atleta português de 25 anos conseguiu, na reta final do percurso, fazer a prova em alta rotação, o que lhe valeu o estatuto de vice-campeão paralímpico com o recorde nacional de 3:49.46.
Citado na página do Comité Paralímpico e fazendo uma avaliação à prova, Sandro Baessa referiu que “como sei que tenho uma boa ponta final, sabia que nos últimos metros ia conseguir aproximar-me dos da frente e quem sabe ultrapassá-los. Quando terminei a prova entregaram-me a bandeira e fui logo ter com o Lenine [Cunha]. Eu que não sou uma pessoa de chorar, não consegui aguentar e comecei logo a chorar abraçado ao Lenine. É difícil de descrever, um sentimento brutal”.
Quem já congratulou o atleta pela medalha foi o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada no site da Presidência, enaltecendo a “emocionante prestação”.
No site da Presidência pode ler-se que “é com grande alegria que o Presidente da República felicita o atleta Sandro Baessa pela emocionante prestação na prova de 1.500 metros (T20), que o levou à conquista da medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024”.
O britânico Ben Sandilands conquistou o ouro com o recorde do mundo de 3:45.40 e o americano Michael Brannigan fechou o pódio com o bronze e o tempo de 3:49.91. Portugal compete nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que decorrem com 27 atletas de 10 modalidades.