O setor de frutas e legumes leva 50 empresas e associações à Fruit Attraction, em Madrid, numa participação recorde que prova o reforço da aposta nos mercados internacionais.
A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, promove esta deslocação a Madrid naquela que é a maior feira do setor e que decorre já a partir de terça-feira, dia 3, até 5 de outubro.
De acordo com a Portugal Fresh, no hall 8 da Fruit Attraction, “a presença portuguesa irá ocupar uma área de 640 metros quadrados, a maior de sempre”. São esperados no evento mais de 90 mil visitantes profissionais, oriundos de 130 países.
O presidente da associação, Gonçalo Santos Andrade, sublinha que a “presença de 50 empresas e associações mostra que este é um palco importante para contactar com clientes de todo o mundo e apostar não só no crescimento das relações comerciais com os nossos destinos de exportação habituais, como também na diversificação de mercados”.
A entidade lembra que as exportações de frutas, legumes e flores atingiram, em 2022, o valor recorde de mais de 2040 milhões de euros. “O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas e atingir os 2500 milhões de euros em 2030”, refere a associação que reúne 87 sócios que representam mais de 4500 produtores portugueses.
A Portugal Fresh tem em curso o Projeto Conjunto de Internacionalização 2023/2025 apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.