Portugal voltou a mostrar a sua força no segmento dos cruzeiros nos “World Travel Awards”. Na classificação para a Europa, o Porto de Lisboa e a DouroAzul foram coroados como os melhores das suas categorias.
Porto de Lisboa, o melhor porto de cruzeiros da Europa
A APL – Administração do Porto de Lisboa conquistou, pelo sexto ano consecutivo e pela sétima vez desde 2009, o troféu de melhor porto de cruzeiros da Europa. A votação decorreu no âmbito do “Europe Winners Day 2021”, dos World Travel Awards Europa, realizado virtualmente no dia 22 de outubro de 2021, em substituição da habitual Cerimónia de Gala na Europa.
O Porto de Lisboa foi acompanhado na nomeação para finalista de melhor porto de cruzeiros da Europa de 2021, tendo vencido as cidades de Antalya, Barcelona, Copenhaga, Ege, Amesterdão, Heraklion, Istambul, Marselha, Pireus, Southampton, Split e Veneza.
Desde 2009, ano em que a cidade de Lisboa foi eleita como melhor destino de cruzeiros da Europa, nos World Travel Awards Europa realizados em Óbidos, o porto e a cidade de Lisboa têm sido nomeados para os World Travel Awards, a nível europeu e mundial, para as categorias de melhor porto e destino de cruzeiros, tendo em 2014, 2016 e 2020, ganho as duas categorias nos World Travel Awards Europa.
“Lisboa garante resposta sustentável aos desafios presentes e futuros”
Ricardo Medeiros, administrador da APL, afirma que “este prémio representa a determinação e empenho de todos os stakeholders que contribuíram para o sucesso. A autoridade portuária, o operador do terminal e todos os parceiros comprometeram-se com uma estratégia de desenvolvimento estrutural, que nos trouxe até onde nos encontramos. Acreditamos fortemente que Lisboa, como porto e destino de cruzeiros, garante uma resposta sustentável aos desafios presentes e futuros, agora que começa a ser escrito um novo capítulo no setor do Turismo de Cruzeiros”.
Por seu lado, Duarte Cabral, Diretor Geral da LCP – Lisbon Cruise Port, refere que, “como parte do maior operador mundial de portos de cruzeiros, Global Ports Holding, é uma honra receber este prestigiado prémio, especialmente numa fase de retoma tão crucial para a indústria de cruzeiros que, devido à pandemia COVID-19, esteve praticamente paralisada mais de um ano. Mas enquanto isso, a LCP continuou a investir no futuro, concentrou-se nos seus Protocolos de Saúde, Segurança e Operações, tendo mesmo recebido o ‘selo Safe Travels’. Agora temos novas diretrizes de saúde e segurança e esperamos que a confiança depositada em nós continue em 2022 para uma retoma progressiva e sustentada dos cruzeiros em Lisboa”.
DouroAzul voltou a triunfar
Portugal esteve também em destaque com a DouroAzul a voltar a bater a concorrência na sua categoria, sendo-lhe atribuído o título de melhor empresa de cruzeiros fluviais do ano na Europa. É a sexta vez que isso aconteceu (vitórias em 2014, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021).
A DouroAzul concorria com os seguintes nomeados: AmaWaterways; Flotilla Radisson Royal, Moscovo, Rússia; Imperial River Cruises; Noble Caledonia; Scenic Luxury Cruises & Tours; Uniworld Boutique River Cruise Collection; e Viking River Cruises.
Ainda ao nível dos operadores, a Norwegian Cruise Line venceu na categoria melhor companhia de cruzeiros na Europa e a AllinBlusive triunfou no segmento da melhor empresa privada de cruzeiros na Europa.
Os “World Travel Awards Europa” em 2021 distinguiram ainda Dubrovnik, na Croácia, como o melhor destino de cruzeiros europeu.